Noticias

Guia do Campeonato Estadual Adulto Feminino de Basquete 2019 01/08/2019 11:15

Nesta quinta-feira (1º de agosto), começa o Campeonato Estadual Adulto Masculino de Basquete 2019 com o jogo de abertura entre a Basquete Blumenau e Grande Florianópolis Basket, às 18h no Ginásio do Galegão, em Blumenau. Na mesma noite também serão realizadas a estreia do torneio masculino da categoria , às 21h, e a cerimônia oficial de abertura, às 19h30 ( leia mais clicando aqui ), tudo com transmissão ao vivo pela página da Federação Catarinense de Basketball (FCB) no Facebook.

O Campeonato Estadual Adulto Feminino conta com sete equipes em chave única, todas se enfrentando em confrontos de ida e volta. Ao fim da primeira fase, as quatro melhores classificadas disputam o Final Four em data e local a serem definidos pela FCB.

Basquete Feminino Blumenau

A equipe do Basquete Blumenau vem bastante modificada em relação ao time que disputou a Liga de Basquete Feminino (LBF) até julho, quando se classificou para os playoffs na quarta colocação, mas foi eliminado nas quartas de final. O time perdeu boa parte do elenco como Lays, Gil, Tassia, Nonato, entre outras atletas que se destacaram na competição, mas ainda é o time a ser batido em Santa Catarina, coisa que não acontece desde a decisão do título 2016, contra o C.B. Chapecó.

“Almejamos o melhor resultado possível, pensando passo a passo e tendo como meta a classificação e chegar à final. Nossa expectativa é que a base da LBF permaneça e possamos fazer uma bela campanha”, falou o técnico João Camargo Neto, que comanda o time já na estreia após participar da preparação da Seleção Brasileira para o Pan.

Salesiano (Itajaí)

Com dois títulos nos dois torneios adultos femininos da FCB este ano (Taça FCB e Copa SC), o Salesiano chega como o principal candidato a fazer frente à equipe blumenauense, contando, inclusive, com Fernanda Bibiano, pivô ex-Blumenau. Além disso, a base é a mesma que conquistou resultados importantes nos últimos anos com a experiência de Gilmara aliada à juventude de atletas formadas na base do time como a armadora Helena e pivô Luiza Buch, entre outras.

“A expectativa é a melhor possível. Estamos basicamente com a mesma equipe do ano passado, quando ficamos em 4º lugar. Esse ano o objetivo é estar no pódio novamente”, falou o técnico Gustavo Busmann.

ADIEE / Avaí

Outro time que se destacou nos torneios preparatórios da FCB foi a ADIEE que conquistou duas medalhas de prata na Taça FCB e na Copa SC. O time de Florianópolis conta com jogadoras experientes com formação no basquete catarinense e algumas desenvolvem projetos na modalidade. Os destaques da equipe nos torneios desse ano foram Larissa Maciel e Thuanny, mas o elenco também conta com outras atletas que podem desequilibrar

"Tivemos importantes desfalques da ultima competição (Copa SC) para o Estadual e teremos que nos readaptar a estas perdas. Estou confiante na força do grupo em se superar e classificar entre as quatro principais equipes do estado", falou a técnica da equipe, Rossana da Silva que forma comissão técnica experiente ao lado da auxiliar Marlene Feriato.

Basquete Jaraguá

Jaraguá do Sul é uma cidade que respira basquete, principalmente na base e é com o talento das pratas da casa que o Basquete Jaraguá conta para a temporada 2019. Com muitas atletas jovens, a velocidade pode ser um diferencial para o time conquistar vitórias e, principalmente, consolidar a formação de atletas que podem figurar no cenário nacional em breve ou, até mesmo, fortalecer o basquete adulto no município.

“Estamos com uma equipe bem jovem, na busca do fortalecimento do sub-19, para que em um futuro próximo tenhamos uma equipe totalmente adulta. Em dois anos vamos colher bons frutos”, disse o técnico Júlio Patrício.

Grande Florianópolis Basket

Outro time da Capital que mostrou ao que veio nos primeiros torneios da FCB em 2019 foi o Grande Florianópolis Basket. A equipe conta com um misto de atletas jovens (inclusive com passagem pela seleção) e adultas, com boa presença de garrafão e velocidade. O Grande Florianópolis foi bronze na Copa SC e vai buscar uma medalha também no estadual.

“Como é a primeira vez que iremos disputar o Estadual Adulto Feminino, estamos muito confiantes de fazer uma grande participação. Nosso time mescla jogadoras experientes com a juventude das categorias de base”, falou o técnico Cláudio Brandão.

ABASMO (São Miguel do Oeste)

O representante da região Oeste no Estadual Feminino deste ano será a ABASMO, uma responsabilidade e tanto para uma região que historicamente é forte na modalidade. Porém, o grande objetivo da equipe é o desenvolvimento e fortalecimento das atletas formadas na base que tem tradição estadual.

“Esperamos dar experiência e rodagem para o time, num processo de amadurecimento das nossas meninas comandadas pelo técnico Osvaldo Corrêa. A nossa busca é desenvolver o nosso jogo, observando e aprendendo com as equipes de ponta do estado com Blumenau e buscando sermos a surpresa da competição”, falou o representante do time, Rodrigo Corrêa Schwarz.

ADLL/Leoas da Serra (Lages)

Da Serra Catarinense vem o Leoas da Serra que quer repetir no basquete o sucesso do time no futsal e para isso conta com uma equipe jovem que almeja chegar entre as quatro melhores colocadas na competição para, em 2020, mirar uma final. Com muitas atletas que disputam também o Sub-19, o time da Serra já mostrou um jogo de velocidade que pode surpreender os times mais tradicionais do estado.

“Nossa expectativa é chegar entre os quatro melhores. Temos um time jovem à procura de evolução, de ganhar experiência nesse ano para, no próximo, disputar uma final”, disse Mayara Messias.

Texto: Lucas Inácio / FCB
Artes: Lucas Inácio / FCB

+ NOTÍCIAS
Área do Clube Área do Oficial