Logo
Logo

Federação Catarinense de Basketball

A FCB

/Início

/A FCB

História

A Federação Catarinense de Basketball (FCB) é uma instituição criada no dia 31 de março de 1995 com o objetivo de coordenar, administrar, fomentar, incentivar e fiscalizar a prática do basquetebol em Santa Catarina. No estado, o primeiro registro de um jogo de basquete data de 1914, e, ao longo das décadas, a modalidade foi desenvolvida por diversas organizações em diversos formatos, acompanhando a evolução do esporte dentro e fora de quadra. Em 1995, a Federação Atlética Catarinense (FAC) dá lugar à nova entidade que passa a coordenar o basquete no estado.

“Após a dissolução da Federação Atlética Catarinense (FAC), entidade que administrava oficialmente até o início da década de 90, as modalidades de basquetebol e vôlei no estado, foi fundada em 1995 a Federação Catarinense de Basketball (FCB). A Fundação da FCB foi realizada na capital catarinense, no Auditório do Conselho Regional de Contabilidade (CRC), através de Assembléia Geral Extraordinária, no dia 31 de Março de 1995”

“São considerados fundadores da FCB, as seguintes entidades e representantes: A.A. Kohlbach e A.D. Jaraguá (Jaraguá do Sul), Hercílio Mendonça da Rosa; Ass. Amigos do Futuro (Balneário Camboriú), Francisco Santos; S.R.E. Ipiranga (Blumenau), Heino Ralf Marx e Nilton Pacheco; S.E. Bandeirante (Brusque), Oscar José Orsi Archer; A.A. Banco do Brasil (Concórdia), Jaime Borges Tarouco; A.D. Colegial (Fpolis), Silvio Ernesto Neves Bleyer; Associação Cecrisa (Criciúma), Paulo Roberto de Miranda Coutinho; Aloysio Soares de Oliveira, José Alberto Freyesleben Valle Pereira, Hans Werner Hackradt, Luiz Carlos Machado, Joaquim Felipe de Jesus, Nelson da Silva Aguiar, Adalir Pecos Borsatti, José Carlos Cardoso, André Kowalski Neto, João Kiyoshi Otuki, Maria Aparecida Tridapalli Archer, Margarete Nercolini Maidana, Vanessa Corrêa Grams e Luiz Alberto Martins”.

“Na mesma assembléia foi eleita por unanimidade, para um mandato de quatro anos, a primeira diretoria da Federação Catarinense de Basketball (FCB), sendo composta por: Oscar José Orsi Archer (Presidente) e Luiz Carlos Machado (Vice-Presidente), e o Conselho Fiscal da entidade, sendo os titulares: José Carlos Cardoso (Presidente), André Kowalski Neto, João Kiyoshi Otuki e suplentes: Joaquim Felipe de Jesus, Luiz Alberto Martins e Nelson da Silva Aguiar”.

“A Federação Catarinense de Basketball teve como sua primeira sede a Rua Comandante José Ricardo Nunes 79 Sala 03 Basquetebol (Casa das Federações), no Bairro Capoeiras em Florianópolis. Funcionou no mesmo local até o ano 2000, quando transferiu a administração da entidade para sua sede própria, no Centro de Florianópolis, onde está até os dias de hoje”.

Fonte: Livro - O Basquetebol em Santa Catarina 95 Anos de História / Autor - Archer, Luiz (2010) / Editora - Tribo da Ilha

É buscando continuar essa história centenária que há 28 anos a FCB trabalha diariamente, promovendo o esporte em toda sua plenitude, da base ao master, do amador ao profissional, no feminino e no masculino.

FCB Atualmente

Foi com a FCB que o basquete de Santa Catarina alcançou grandes feitos de resultados em quadra, na arbitragem, de gestão e também em números. Na temporada 2023, a Federação bateu o recorde de mais de 1.600 partidas promovidas no estado, com mais de 4 mil atletas federados envolvidos nas competições do basquete tradicional e também o 3x3. Desde 2016, a entidade promoveu mais de 1 mil jogos em seis as temporadas (a única exceção sendo 2020, devido à pandemia).

A organização na base e a massificação da modalidade resultou em sucesso dentro de quadra, Em 2021, o BFB Blumenau conquistou a inédita prata na Liga de Basquete Feminino (LBF), principal resultado de um time catarinense na história. No masculino, Santa Catarina recebeu, por dois anos consecutivos, a final do Campeonato Brasileiro. Na base, em 2022, as Seleções Catarinenses foram prata (feminino) e bronze (masculino) no ano de retorno do Campeonato Brasileiro de Seleções Sub-18. No 3x3, duas medalhas de ouro, duas pratas e dois bronzes no Campeonato Brasileiro da modalidade para times de SC.

Fora de quadra, a FCB conta com grandes parceiras para promover, com excelência, tudo o que se propõe. Nos últimos anos, alcançou o patamar de referência nacional, estreitando os laços com a Confederação Brasileira de Basketball (CBB). Desta parceria, executou o principal polo de aprendizagem da modalidade no país: o Instituto Basquete Brasil, inaugurado em 2022.

No estado, tornou-se referência em organização esportiva e virou integrante do grupo LIDE-SC (organização que reúne executivos dos mais variados setores de atuação). Na comunicação, cultiva parcerias com os principais grupos de comunicação do estado, mantendo-se sempre na mídia e desenvolvendo, há dois anos, o projeto Basquete Transforma SC, com o grupo NSC (maior grupo de comunicação do estado).

Toda essa evolução só foi alcançada com a principal apoiadora da FCB: a Trimania. Em 2009, as duas entidades firmaram a parceria que já dura 14 temporadas e que possibilitou os alcances citados anteriormente. Foi ao lado da Trimania que a Federação Catarinense de Basketball conquistou seu maior feito: a união legal de Esporte e Assistência Social.

FCB Social

A FCB Social é o setor de assistência social da Federação Catarinense de Basketball (FCB) que atua nas regiões da Grande Florianópolis, Sul e Serrana. Em julho de 2018, a entidade criou a FCB Social com o objetivo de formalizar, sistematizar e ampliar as ações sociais que já eram realizadas em anos anteriores por meio do basquete.

Desta iniciativa, surgiram os Núcleos Sociais FCB/Trimania que, atualmente, atuam em 10 pólos em sete municípios das regiões citadas. No total, mais de 520 crianças são atendidas com aulas semanais de basquete no contraturno escolar, todas devidamente uniformizadas e alimentadas. Além disso, 25% destas crianças são encaminhadas pelos Conselhos Regionais de Assistência Social e recebem cestas básicas regulares como auxílio para continuarem a prática do basquete.

A formalização da FCB como instituição de assistência social foi o primeiro passo para alcançar mais pessoas e resultou na criação dois centros de atendimento em Florianópolis: o Centro Dia da Pessoa Idosa (CDPI) – com sede no Córrego Grande e inaugurado outubro de 2018 – e o Centro FCB de Convivências e Fortalecimento de Vínculos (CCFV) – localizado na Vila União e inaugurado em setembro de 2019. Com isso, são realizados 32 mil atendimentos mensais a 20 idosos e 80 crianças, respectivamente, específicos para cada centro.

Para alcançar ainda mais localidades e famílias, a FCB Social também promove editais semestrais de financiamento para projetos de entidades de assistência social dos 82 municípios das regiões Sul, Serrana e da Grande Florianópolis. Em 11 edições entre 2018 e 2022, os Editais FCB/Trimania já contemplaram 215 projetos que, por sua vez, totalizando mais de R$ 2 milhões em investimentos.

Esse alcance também se dá com outras ações, como o acordo de cooperação assinado com o Projeto Geração da Chico, em outubro de 2020, entidade que atende a mais de 50 famílias no bairro Monte Cristo, na capital. nas capacitações técnicas e apoios estruturais que têm o objetivo de qualificar ainda mais os serviços dos profissionais de assistência social e áreas afins em Santa Catarina.

Com todas estas realizações, a FCB conquistou, em 2019, a Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social (Cebas), principal título para entidades desta categoria no país. Uma conquista que, mesmo com pouco tempo de atuação, faz da Federação Catarinense de Basketball uma referência na assistência social assim como é no esporte.



Redes sociais
Logo do rodapé
Federação Catarinense de BasketballEndereço: Rua Araújo Figueiredo - 119 - Salas 803 e 805Florianópolis - SC
Telefone: (48) 3224-8011
E-mail:
Símbolo do placarsoft. Um apito. Este está na cor branca.
Placarsoft
© 2024 - Federação Catarinense de Basketball - Todos os direitos reservados