Logo
Logo

Federação Catarinense de Basketball

Matéria

/Início/Matérias

/SC na Copa: de Joinvi...

SC na Copa: de Joinville para a Seleção, Vitor Galvani é um dos estrategistas do Brasil na Copa do Mundo de Basquete

02/09/2023 17:27
Quem assistiu ao jogo Brasil e Canadá, na última sexta-feira (1), viu que na última posse de bola da Seleção, não foi o técnico Gustavinho quem chamou a jogada. Talvez o grande público não soubesse quem era o assistente com a prancheta na mão, mas quem é da comunidade do basquete catarinense certamente reconheceu Vitor Galvani. Na verdade, quem está por dentro do basquete brasileiro já conhece o técnico, afinal, ele tem grandes feitos na base brasileira como o título Sulamericano Sub-18 e a prata da Copa América Sub-18 de 2022.

“Desde o início, meu sonho sempre foi poder vestir a camisa da Seleção Brasileira, de querer ajudar o basquete brasileiro de alguma forma, pois acho que temos potencial para competir com as grandes nações no mundo. Então, para mim é um momento de realização de um sonho, mas também de uma responsabilidade por saber o quanto essa camisa representa”.


Vitor Galvani, Helinho (assistentes) e Gustavo de Conti (técnico) são os técnicos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo (Foto: Divulgação CBB)


Paulista de nascimento, Galvani cresceu em Joinville e começou como atleta da AABJ em 2003, aos 11 anos e indo até os 19 anos, quando optou pela prancheta. Aproveitou os tempos áureos de Basquete Joinville comandado por José Neto para aprender ao máximo e se dedicou ao estudo da modalidade para ganhar cada vez mais espaço nas comissões técnicas do time, que teve sua última participação no NBB na temporada 2018-2019.

Chegou ao Corinthians e, em pouco tempo, ganhou espaço nas Seleções de Base e também na comissão técnica de Gustavo de Conti, participando da prata conquistada na AmeriCup 2022 e da trajetória até a Copa do Mundo 2023, incluindo o jogo Brasil e México, em Jaraguá do Sul, em agosto de 2022.

“É um orgulho ter jogado e feito meu início de carreira dentro do estado, porque eu sei o quanto a Federação cresceu muito nos anos que eu estive aí e continuo vendo o quanto segue crescendo. Quando fomos para Jaraguá do Sul com a Seleção Brasileira, eu brincava com os atletas falando que era o melhor estado, e, chegando lá eles viram toda a receptividade, a festa e viram que era verdade o que eu disse”.


Galvani celebra título Sul-Americano Sub-18 2022 com os atletas da Seleção Brasileira (foto: Divulgação / FIBA)


As conquistas recentes do técnico também incluem participação na última G-League com o Mexico City Capitanes, além de já ter acompanhado o Cleveland Cavaliers na Summer League de 2022. A NBA também é um sonho para o profissional que faz questão de lembrar que toda sua trajetória na base de Santa Catarina foi importante para chegar onde está e também para os próximos passos.

“Comecei a ajudar nos treinos aos 19 anos e eu nem fazia ideia do quão valioso era isso, de trabalhar com tantas categorias de base, de ter jogo todo final de semana. É um diferencial para os atletas e também para os técnicos. Num dia era sub-12, no outro era sub-15, na outra do sub-13 e tudo isso foi me preparando para falar com os atletas, saber montar e mudar uma estratégia, saber a hora de pedir um tempo. Podemos estar em clínicas e estudar, mas enquanto não estamos praticando não nos desenvolvemos tanto e tive muita possibilidade de fazer isso no basquete catarinense. Quando hoje eu percebo que tenho facilidades para fazer alguma estratégia, analisar o jogo, montar um vídeo para mostrar aos atletas, vejo que estou colhendo frutos do que plantei lá atrás”, completou o assistente da Seleção.

Texto: Lucas Inácio / FCB
Redes sociais
Logo do rodapé
Federação Catarinense de BasketballEndereço: Rua Araújo Figueiredo - 119 - Salas 803 e 805Florianópolis - SC
Telefone: (48) 3224-8011
E-mail:
Símbolo do placarsoft. Um apito. Este está na cor branca.
Placarsoft
© 2024 - Federação Catarinense de Basketball - Todos os direitos reservados