Logo
Logo

Federação Catarinense de Basketball

Matéria

/Início/Matérias

/Em noite de recorde e...

Em noite de recorde e homenagens, FCB encerra o ano do basquete festa de Beneméritos e Melhores do Ano 2022

16/12/2022 15:12
A quinta-feira (15) foi de celebração no esporte de Santa Catarina. Este foi o dia em que a Federação Catarinense de Basketball realizou a Festa de Beneméritos e Melhores do Ano 2022, uma solenidade que uniu atletas, dirigentes, personalidades da modalidade e da assistência social, para celebrar os craques do passado e do presente.

Com mais uma turma de 20 beneméritos, o “hall da fama” da FCB chegou a 135 nomes, além de cinco Grandes Beneméritos. O grupo possui grandes nomes da quadra e fora dela como, ex-atletas, dirigentes, educadores, treinadores, comunicadores e outros profissionais que constroem a modalidade.

“A gente só vai ter futuro se reconhecer o passado e nosso passado é belíssimo, nossos homenageados prestaram serviços imensos e são os responsáveis por estarmos aqui hoje. Se não fosse a história que eles escreveram, não teríamos o prestígio que o basquete catarinense tem atualmente”, falou o presidente da FCB, Fábio Deschamps.


Também foi um momento de celebrar os campeões e destaques da temporada, com seus 1.412 jogos promovidos pela entidade em 44 competições, tanto no basquete tradicional quanto no 3x3. Além disso, tivemos o registro de 1.042 atletas ao longo de 2022, um ano que mostra o crescimento da modalidade mesmo com um período conturbado para o esporte.

“Tínhamos em mente que era o ano da retomada após a pandemia e chegamos ao fim desta temporada com o recorde de jogos promovidos, superamos também o número de 1 mil atletas inscritos, o que mostra que a retomada deu certo. Mas é um processo constante e, se a gente não continuar desenvolvendo a base, tudo pode parar. Temos que continuar nesse caminho, plantando as sementes para colher os frutos e fazer com que o basquete não pare de crescer”, completou Deschamps.

Foto: Edu FontezFoto: Victor Guião / Virtus Produtora

O evento retornou ao calendário da FCB depois de três anos e foi, também, uma celebração ao mandato de Fábio Deschamps e Serjão Carneiro, presidente e vice da FCB. Foram quatro anos à frente da instituição com um ciclo cheio de percalços, superação e grandes conquistas. Neste período, o estado recebeu duas finais de Campeonato Brasileiro, uma de LBF e a etapa Sul-Sudeste Brasileiro de Seleções Sub-18. Viu times adultos e de base terem conquistas nacionais na quadra e no 3x3, e recebeu o maior jogo da história em Santa Catarina: a partida entre Brasil e México pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de Basquete.

“Já tivemos períodos ótimos, pois o basquete catarinense é um sucesso há décadas, e hoje continuamos avançando em alguns aspectos como a parte de mídia, a proximidade com a CBB, com a Trimania também, o Social se tornou uma parte fundamental da Federação e estamos aprendendo a fazer ao longo desses anos também. Não gosto de falar melhor ou pior, mas é uma fase diferente e mudanças bem planejadas são sempre bem vindas”, falou o vice-presidente e aniversariante do dia, Sérgio Luís Carneiro, o Serjão.

Homenagens a quem faz


O dia também foi de homenagear o setor que mais cresceu no basquete catarinense nos últimos dois anos: a comunicação. Com isso, três figuras importantes para impulsionar a imagem da modalidade em 2022 receberam troféus: a dupla Aldo Mund e Marcelo Piovanotti, do Clube do Basquete Podcast, e EdSoul Amaral, jornalista da NSC e a cara do projeto Basquete Transforma SC, que se renovou e chega com tudo em 2023.

Por fim, a tradicional foto com os funcionários e o conselho fiscal da Federação Catarinense de Basketball, representando toda a equipe de trabalho e colaboradores que fazem a instituição.

Assista às lives do Clube do Basquete Podcast aqui e aqui


Foto: Edu Fontez


Texto: Lucas Inácio / FCB
Redes sociais
Logo do rodapé
Federação Catarinense de BasketballEndereço: Rua Araújo Figueiredo - 119 - Salas 803 e 805Florianópolis - SC
Telefone: (48) 3224-8011
E-mail:
Símbolo do placarsoft. Um apito. Este está na cor branca.
Placarsoft
© 2024 - Federação Catarinense de Basketball - Todos os direitos reservados