Logo
Logo

Federação Catarinense de Basketball

Matéria

/Início/Matérias

/Santa Catarina estrei...

Santa Catarina estreia com vitórias no Campeonato Brasileiro de Seleções Sub-18

16/12/2022 17:16
Duas vitórias maiúsculas abriram o caminho das Seleções Catarinenses que disputam o Campeonato Brasileiro Sub-18, no Rio de Janeiro. Na estreia na manhã desta sexta-feira (16), vitórias no Feminino, 96 a 21 contra o Distrito Federal, e no Masculino, por 111 a 18 contra o Amazonas.

Feminino 


No Feminino, Santa Catarina chega como uma das candidatas a título, após vencer bem o regional Sul-Sudeste, em junho. Isso se mostrou em quadra com uma atuação tranquila em que todas as atletas atuaram, pelo menos, 15 minutos e em que sete das dez jogadoras fizeram duplo dígito na pontuação. Destaque para Raíssa Espíndola com 14 pontos, 7 rebotes, 6 assistências e 3 roubos de bola.

A competição tem oito equipes, divididas em dois grupos. Santa Catarina está no Grupo A com Pernambuco, Goiás e Distrito Federal. E o Grupo B tem São Paulo, Rio de Janeiro, Amazonas e Mato Grosso do Sul. Após os jogos dentro das chaves, teremos a formação das quartas de final com 1º x 4º e 2º x 3º, com o cruzamento das chaves. Os vencedores fazem as semifinais e depois a decisão do torneio.

“Nossas expectativas são bem boas, nossa seleção foi campeã da etapa regional, sabemos que é uma região forte e mesmo assim conquistamos o título. A Seleção chega como uma das favoritas para o pódio e essas dez atletas jogaram bastante neste ano, temos três atletas de seleção Brasileira e uma Uruguaia, então estamos com a expectativa de brigar sim pelo título”, falou a técnica Luana Minotto.


dassd
(foto: Dyanne Souzvit / FBERJ)

Masculino 


Já o time masculino também impôs seu ritmo e também aproveitou o jogo para dar rodagem ao forte elenco, com nove atletas com mais de 14 minutos jogados. Os armadores Caio Brandão (27 pontos e 7 roubos de bola) e Flávio dos Santos (15 pontos, 8 assistências e 6 rebotes) foram os destaques do time na partida.

“Vai ser um nível bem alto, e até pela experiência da etapa regional, acredito que nosso time chega mais organizado. Vamos com algumas limitações pelo período curto de tempo, pelo calendário apertado, mas nosso papel foi tentar organizar o melhor possível a nossa equipe, vendo o que cada um pode contribuir de funções, de um padrão mais simples. Vai ser um desafio grande, pela maratona de jogos, a rotação curta, mas chegamos com um time ainda mais forte daquele que disputou o regional”, falou o técnico André Soares antes da competição.

O torneio tem 11 equipes inscritas e Santa Catarina está no Grupo A com Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Amazonas. O Grupo B tem São Paulo, Rio Grande do Norte, Distrito Federal e Goiás. E o Grupo C tem Minas Gerais, Bahia e Pernambuco. Avançam para as quartas de final os dois primeiros colocados, além dos dois melhores terceiros. Em seguida, teremos as semifinais e a decisão.

As duas equipes retornam à quadra na manhã deste sábado (17), pela segunda rodada da fase de grupos: nossas craques voltam à quadra contra a seleção de Goiás, às 10h. Já nossos atletas jogam às 11h, contra Mato Grosso do Sul. Os dois jogos serão transmitidos pelo canal da Confederação Brasileira de Basketball no YouTube.

(foto: Dyanne Souzvit / FBERJ)
(foto: Dyanne Souzvit / FBERJ)


Texto: Lucas Inácio / FCB

Redes sociais
Logo do rodapé
Federação Catarinense de BasketballEndereço: Rua Araújo Figueiredo - 119 - Salas 803 e 805Florianópolis - SC
Telefone: (48) 3224-8011
E-mail:
Símbolo do placarsoft. Um apito. Este está na cor branca.
Placarsoft
© 2024 - Federação Catarinense de Basketball - Todos os direitos reservados