Logo
Logo

Federação Catarinense de Basketball

Matéria

/Início/Matérias

/Blumenau e Brusque se...

Blumenau e Brusque se preparam para o Campeonato Brasileiro 2023. Estreia será em clássico, no dia 8

22/02/2023 14:33
Tal qual na última temporada, Santa Catarina terá as mesmas duas equipes no Campeonato Brasileiro 2023: APAB Blumenau e a A.D. Brusque disputam a competição organizada pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB). A participação de ambos, assim como do UniSociesc Blumenau na LBF, tem apoio da Federação Catarinense de Basketball em parceria com a Trimania.

E o ano de 2023 começa como terminou 2022: com clássico. A estreia das duas equipes no Campeonato Brasileiro será no dia 8 de março, às 19h30, na Arena Brusque. Esta é a continuação da rivalidade que vem de décadas e que teve, no último ano, um dos capítulos mais intensos. Foram nove clássicos, com cinco vitórias para Blumenau e quatro para Brusque. Dessas partidas, quatro foram em finais sendo, a última delas, a decisão do Campeonato Catarinense, com vitória de Blumenau.

 


Rivalidade agora no Brasileiro

A preparação dos catarinenses para o Campeonato Brasileiro começou em janeiro e os times vêm com elencos de características semelhantes: base da última temporada e somada a jovens promessas para compor o elenco.

Para Blumenau, isso representa a manutenção do projeto. Com um vice-campeonato em 2021 e um bronze em 2022, o time buscará superar os resultados recentes e subir no lugar mais alto do pódio.

"Mantemos a base buscando reforços pontuais em algumas posições específicas, com a mescla de jogadores mais experientes com jogadores jovens sub-22 e sub-20. Nossa expectativa é muito boa , temos uma ótima equipe que já está jogando junta desde ano passado. O Campeonato Brasileiro é muito disputado, com excelentes equipes e serão jogos duros e disputados. Vamos firmes com uma defesa forte e agressiva e ataque rápido e coletivo, lutar a cada bola em busca do nosso objetivo que é o título", falou o técnico da APAB Blumenau, André Germano.

Já o Brusque mudou do perfil do elenco dos últimos anos. Se antes era um time de jogadores mais experientes e consagrados em âmbito estadual, agora busca trabalhar também o desenvolvimento de jovens atletas. Nos anos anteriores, o Brusque foi até às quartas de final do Brasileiro e, neste ano, busca se colocar entre os quatro finalistas para disputar o título.
  
"Nosso time passou por algumas mudanças, estamos reforçando mais o plantel, mudando um pouco o perfil do time, trazendo um time mais jovem e lançar novos talentos, mas manter jogadores experientes que fizeram uma boa temporada conosco, com Finão, o Brito, Carlos Jr., Batata, Arquidale, Kevin, entre outros", falou o técnico da A.D. Brusque, Márcio Andrade.  

No Campeonato Brasileiro Masculino da CBB, 10 equipes foram anunciadas com uma novidade em relação às últimas temporadas. Blumenau e Brusque estão no mesmo grupo junto com Basket Osasco (SP), AZ Araraquara (SP) e Vitória (BA). Na outra chave estão Liga Sorocabana (SP), Basquete Santos (SP), Basquete Pinda (SP), Praia Clube (MG) e Cruzeiro Basquete (MG). A abertura da competição é no dia 4 de março. A tabela completa pode ser vista aqui.

A fórmula de disputa se mantém em duas conferências com turno e returno, porém, agora, os jogos serão no ginásio de cada time. Os quatro primeiros de cada Conferência se classificam para a série quartas-de-final sendo 1ºx4º e 2ºx3º. Os quatro classificados agora disputam um quadrangular final.


Blumenau e Brusque fizeram a final do Campeonato Catarinense 2022 (foto: Victor Guião / Virtus Produtora)

Redes sociais
Logo do rodapé
Federação Catarinense de BasketballEndereço: Rua Araújo Figueiredo - 119 - Salas 803 e 805Florianópolis - SC
Telefone: (48) 3224-8011
E-mail:
Símbolo do placarsoft. Um apito. Este está na cor branca.
Placarsoft
© 2024 - Federação Catarinense de Basketball - Todos os direitos reservados