Logo
Logo

Federação Catarinense de Basketball

Matéria

/Início/Matérias

/FCB abre temporada 20...

FCB abre temporada 2023 com Campeonatos Estaduais em 8 competições e 22 jogos no primeiro fim de semana

14/04/2023 14:20
O basquete estadual está de volta! Nesta sexta-feira (16), a bola sobe para as primeiras competições do calendário 2023 da Federação Catarinense de Basketball com o início oficial de oito competições: o Campeonato Catarinense das categorias Sub-22, Sub-19, Sub-17 e Sub-15 masculino e feminino. Neste primeiro fim de semana, são 22 duas partidas em 11 ginásios diferentes (confira os locais e horários aqui).

Logotipos dos Estaduais 2023 foram criados pelo designer Guilherme de Melo, da Agência Plena 


Em 2022 foram mais de 1,4 mil partidas em aproximadamente 40 competições realizadas, nesta que foi a primeira temporada completa pós -pandemia. Para 2023, a ideia é aperfeiçoar o que foi feito para driblar os desafios enfrentados anteriormente.

"Dentro do planejamento e montagem do calendário para 2023, utilizamos como base o de 2022 respeitando as competições programadas pela CBB e Fesporte. Procuramos distribuir bem os Estaduais durante o ano e deixamos em aberto as outras idades para que sejam realizadas pela Ligas Regionais. Será um ano com muitos jogos e competições para que possamos desenvolver cada vez mais atletas, técnicos, dirigentes, árbitros e, acima de tudo, o basquete catarinense."

 

Ainda no basquete de base, temos as categorias Sub-12 e Sub-13, já em processo de organização. Mais perto do segundo semestre será a vez dos adultos com a Taça FCB, Copa Santa Catarina e, claro, o Campeonato Catarinense, principal competição de basquete do estado.

Também teremos os Campeonatos Sul-Brasileiros de clubes e Seleções, feitos em parceria com as federações do Rio Grande do Sul e do Paraná, e já anunciados. O Campeonato Catarinense de Basquete 3x3 também já foi lançado com as datas de cada uma das quatro etapas regionais e da Estadual.

Diversos fatores positivos fazem com que o desafio de organizar o calendário seja ainda maior do que antes. O crescimento do 3x3, o retorno do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais pela CBB e a inserção de times catarinenses nos CBCs são alguns pontos a serem levado em consideração na organização dos departamentos técnicos e de arbitragem da FCB.

 "Realmente o ano de 2022 foi extremamente movimentado. Enxugamos algumas Copas e Taças, pois avaliamos que algumas equipes já estavam no seu limite em relação a viagens e jogos, e, a princípio, realizaremos somente na categoria adulto como ocorria anteriormente. Nosso maior desafio é cumprir exatamente o que foi planejado e programado para que não ocorra atropelo no segundo semestre", completou Dubois.

Mudanças à parte, a Federação Catarinense de Basketball está pronta para mais uma temporada. E todo esse trabalho envolvendo mais de 37 clubes, 7 ligas regionais, 150 oficiais de arbitragem e 3 mil atletas só é possível graças ao apoio da Trimania Grande Florianópolis, Serrana e Sul Catarinense.

Texto: Lucas Inácio / FCB
Vídeo: Victor Guião / Virtus Produtora (editor)
             Lucas Inácio / FCB (texto e locução)
Redes sociais
Logo do rodapé
Federação Catarinense de BasketballEndereço: Rua Araújo Figueiredo - 119 - Salas 803 e 805Florianópolis - SC
Telefone: (48) 3224-8011
E-mail:
Símbolo do placarsoft. Um apito. Este está na cor branca.
Placarsoft
© 2024 - Federação Catarinense de Basketball - Todos os direitos reservados