Noticias

Vai começar o Final Four do Campeonato Estadual Adulto Feminino 2019 18/10/2019 15:50

Vai começar a decisão. Nesta sexta-feira e sábado (18 e 19 de outubro), Jaraguá do Sul vai receber o Final Four do Campeonato Estadual Adulto Feminino 2019. Basquete Jaraguá, Basquete Blumenau, Salesiano (Itajaí) e Leoas da Serra (Lages) disputam o título da competição que terá semifinais na sexta-feira, final e disputa do bronze no sábado. Os quatro jogos terão transmissão pelo Facebook da Federação Catarinense de Basketball em parceria com a Destaques TV.

A fase encerra uma competição que contou com sete times que disputaram a primeira fase em confrontos de turno e returno. A competição teve a participação de 102 atletas e terminará com 46 jogos após o Final Four. No primeiro jogo, às 19h, o Basquete Blumenau (2º colocado) enfrenta o Salesiano (3º). Em seguida, às 20h30, o time da casa, Basquete Jaraguá (1º) disputa uma vaga nas finais contra o Leoas da Serra (4º). Então vamos conhecer os confrontos.

Basquete Jaraguá (9 vitórias, 3 derrotas)

A equipe do Basquete Jaraguá conta com a 3ª melhor defesa da primeira fase (2ª do Final Four) com 53,25 pontos sofridos por jogo, além do 4º melhor ataque (3º do Final Four) com 55,7 pontos marcados, todos bem distribuído entre as atletas. Com a perda de pontos de Blumenau, o time terminou a fase na primeira colocação e para isso venceu adversários importantes na disputa pelas vagas.

“No início da competição tínhamos a pretensão de chegar entre os quatro e foi uma competição difícil, tivemos jogos de placar apertado contra o Salesiano, ADIEE, a derrota contra as Leoas na primeira fase, além de Blumenau que é a equipe fora da curva. Então nosso objetivo agora é vencer esse primeiro jogo e estar na final do campeonato, algo que para nós era um pensamento distante, mas que se alcançarmos isso, seria o prêmio do ano, ainda mais jogando a final em Jaraguá”, falou o técnico Júlio Patrício.

Basquete Blumenau (12 vitórias, 0 derrotas)

A equipe Blumenauense vem de 15 decisões estaduais consecutivas e é o time a ser batido neste Final Four. Além disso, vem de duas temporadas consecutivas como 4ª e 5ª colocada na Liga de Basquete Feminino (LBF). Na primeira fase o time tem o melhor ataque (82,6 pontos) e a melhor defesa (30,25 pontos sofridos). Invicta no Estado desde 2016 – quando foi derrotada na decisão para Chapecó – , neste ano a equipe ficou com o segundo lugar na fase de grupos por uma punição que resultou na perda quatro pontos, o que não muda o status da equipe na visão de seus adversários. Porém, a condição de favoritismo é algo que pede atenção redobrada à equipe, como falou o técnico João Camargo Neto.

“Na fase regular a nossa equipe se comportou bem, executamos tudo o que estava planejado e, mesmo com a equipe mais enxuta, elas foram muito bem. Estamos trabalhando muito essas duas semanas porque esta fase da competição não permite erros. Caso o nosso time cometa algum tropeço, teremos dificuldade e podemos deixar escapar um campeonato, por isso temos que executar bem todos os fundamentos. Teremos partidas bem difíceis tanto contra o Salesiano na sexta quanto numa possível final no sábado, então esperamos que a gente possa fazer dois bons jogos e buscar nosso objetivo desde o começo”, falou o técnico João Camargo Neto.

Salesiano Itajaí (8 vitórias, 4 derrotas)

A equipe do Salesiano chega a este Final Four com o 3º melhor ataque da competição (56,6 pontos) e a quarta melhor defesa (54,2 pontos sofridos). Com um time entrosado, com atletas de base e que jogam juntas há anos, o Salesiano conquistou a Taça FCB e a Copa SC antes do Estadual. Agora o elenco busca voltar ao pódio do Estadual, mesmo tendo um grande desafio pela frente.

“A nossa equipe foi bem regular, fizemos excelente jogos, tivemos dois jogos que fomos infelizes contra Jaraguá do Sul em que fomos derrotadas no turno e no returno em jogos equilibrados e com duas equipes qualificadas. Com o que aconteceu com Blumenau, nosso planejamento mudou já que o objetivo era fugir de um confronto contra elas na semifinal. É uma equipe que está num nível acima com as participações em liga nacional e o projeto de anos, mas a expectativa é fazer um grande campeonato e conquistar um lugar no pódio”, falou o técnico do Salesiano, Gustavo Bussmann.

Leoas da Serra (5 vitórias, 7 derrotas)

A equipe da Serra catarinense garantiu a classificação na última rodada ao vencer a ABASMO, uma conquista para a equipe de estar entre os quatro. O time teve o 5º melhor ataque (49,9 pontos) e a 5ª melhor defesa da competição (56,5 pontos sofridos). Venceu um dos dois confrontos da primeira fase contra o Basquete Jaraguá e ficou com a quarta colocação um resultado importante para uma equipe formada ainda neste ano.

“Conseguimos nos classificar para o Final Four com um trabalho de seis meses e é positivo, conquistamos o vice no Estadual Sub-19 que é a base desse time, tanto que temos apenas três atletas acima dessa idade. É um time bem jovem, aguerrido, coletivo, com grande distribuição de pontos, buscando achar um arremesso mais fácil e que está fazendo um grande trabalho neste ano. Por isso, as expectativas são boas, enfrentar Jaraguá não vai ser fácil, mas já vencemos um jogo delas e tem tudo para ser um jogo bem equilibrado, viemos para surpreender Jaraguá e temos o objetivo de chegar na final”, falou Wesley de Aguiar, técnico do Leoas da Serra.

Texto e artes: Lucas Inácio / FCB

+ NOTÍCIAS
Área do Clube Área do Oficial