Noticias

Times Catarinenses se preparam para o Campeonato Brasileiro de Clubes 12/02/2020 17:52

Pelo segundo ano consecutivo, Santa Catarina terá cinco equipes nas ligas nacionais de basquete, número alcançado após a confirmação do Basquete Feminino Blumenau na LBF  que inicia em março. Antes disso, quatro equipes masculinas do estado já haviam confirmado sua participação no Campeonato Brasileiro de Clubes 2020, também com estreia em março: Basquete Blumenau, Basquete Joinville, Joinville Blackstar e Brusque Basquete. Todas as participações contam com apoio da Federação Catarinense de Basketball em parceria com a Trimania.

Depois do retorno do Campeonato Brasileiro, que teve de oito clubes em 2019, a próxima edição terá 14 e passa a ser a divisão de acesso ao NBB. Brusque e Blackstar vão para sua segunda participação, enquanto Joinville e Blumenau fazem sua estreia. As equipes já estão em preparação desde o início do ano e farão um torneio amistoso entre elas com data e local por definir.

Basquete Blumenau

O atual tricampeão Estadual faz sua estreia no Campeonato Brasileiro vindo da Liga Ouro em 2019. Nessa temporada, o time mantém a base que já joga junta há cinco anos com o objetivo de repetir nacionalmente o sucesso que tem em Santa Catarina. Além da renovação do técnico e atletas, a recuperação de alguns deles reforçam o elenco para o torneio.

"Iniciamos a preparação para o Brasileiro no início de janeiro. Temos como um diferencial para essa competição o entrosamento de uma equipe que já joga há mais de cinco anos juntos. O ano de 2019 foi muito importante, mas ficou para trás. Agora o nosso foco está no Brasileiro. Diagnosticamos algumas necessidades e estamos trabalhando em conjunto com toda comissão técnica e diretoria para não errar nos passos. Estamos confiantes que será mais um ano marcante para o Basquete Blumenau", falou o técnico Christian Nau.

Blumenau estreia contra São José dos Pinhais (PR), fora de casa, no dia 20 de março, às 20h.

Basquete Joinville

Depois de duas temporadas no NBB, o Basquete Joinville também faz sua estreia no Campeonato Brasileiro sonhando em retornar à elite do basquete nacional. Com um título da Copa Brasil Sul e o vice no Estadual, a equipe terá um elenco base do segundo semestre de 2019 com a mescla de atletas experientes e jovens formados na base de Santa Catarina.

“A nossa base é muito nova, uma molecada que vai brigar bem na competição, capitaneada pelo André Bambu, atleta experient; o time será competitivo, é difícil prever resultado com um grupo tão novo. Sem um grande investimento, não teremos a obrigatoriedade ser campeão, mas entraremos forte para competir e disputar a competição passo a passo”, falou o técnico Kelvin Soares em entrevista à CBB .

O Basquete Joinville estreia contra o Maringá (PR), em casa, no dia 20 de março, às 20h.

Joinville Blackstar

O Blackstar é o time que tem o maior número de novidades em relação ao fim da temporada 2019, quando foi medalha de bronze do Estadual pelo segundo ano consecutivo. Mudanças no logotipo, na comissão técnica e no elenco com a contratação de atletas com experiência nacional e internacional como Jefferson Socas, Leozão, Schneider, Nicão, Andrezão e o armador argentino Stefano. Também manteve peças importantes de seu elenco na última temporada.

Para comandar a equipe em quadra, o time também passou por mudanças. Alberto Bial foi anunciado ainda em 2019, mas por problemas de saúde na família não continuou no projeto, por isso, a equipe contratou de imediato Rodrigo Carlos Silva que trabalhou como assistente técnico no Flamengo, Corinthians e nos Estados Unidos.

"O treinador busca constantemente especializações na Europa e nos EUA, esteve com o Denver Nuggets em uma Summer League, possui muito conhecimento e bagagem para aplicar na prática com nosso elenco, desejamos toda a sorte do mundo ao treinador no campeonato brasileiro da CBB", falou o vice-presidente do Blackstar, Fernando Tarnowski, na apresentação.

O Joinville Blackstar estreia contra Campo Mourão (PR), em casa, no dia 20 de março, às 20h.

Brusque Basquete

Brusque chegou ao quadrangular final da primeira edição do Campeonato Brasileiro e entra em 2020 querendo repetir o feito. A campanha no Estadual não foi a esperada, mas a equipe conta com a tradição do município na modalidade para fechar a ótima década do basquete brusquense com mais uma boa temporada. O time mantém a base de 2019 como o armador Kevin, o ala Amilton e o ala e armador Lucas. O pivô Emílio, o ala Pablo e Nathan são outros que permanecem.

“A expectativa é sempre montar um time muito competitivo. Estamos muito felizes de novamente colocar Brusque numa competição desse porte, representando nossa cidade, estado e nossos parceiros. No ano passado tivemos a grata surpresa de encerrar com a quarta colocação. Esse ano a responsabilidade aumenta, com equipes muito fortes e de maior investimento, mas faremos de tudo para darmos o nosso melhor em nome do basquete de Brusque”, falou o presidente do clube, José Eurico Frota, em entrevista ao EsporteSC.

Brusque estreia contra Ponta Grossa (PR), fora de casa, no dia 20 de março, às 20h.

O torneio

Na primeira fase, as equipes se enfrentam dentro de suas conferências, em turno e returno. Os dois melhores de cada avançam direto para as quartas de final. As demais equipes (terceiro, quarto, quinto e sexto) realizam duelo único de mata-mata, na casa do clube de melhor campanha, cruzando as conferências, definindo mais quatro classificados.

As quartas de final serão disputadas em melhor de três jogos, sendo que os primeiros colocados enfrentam o vencedor do duelo entre o 4º x 5º. Os segundos colocados pegam o adversário que vencer o jogo entre 3º x 6º. Por fim, o campeão brasileiro será definido em Final Four entre os quatro semifinalistas.

O campeão do Brasileirão, divisão de acesso, tem o direito de pleitear uma vaga na Liga Nacional de Basquete na temporada seguinte. Caso o Pinheiros conquiste a taça, o segundo colocado tem o direito de pleitear um lugar no torneio.

Conferência Amarela: Basquete Joinville (SC), Blackstar/Joinville (SC), Viptech Campo Mourão Basquete (PR), ADM Maringá-PR, EC Pinheiros-SP, LSB/Flex/PMS-SP e Praia Clube/Colégio Gabarito-MG.

Conferência Verde: Basquete Blumenau-SC, Brusque/FME/Aradefe/Trimania-SC, São José dos Pinhais/Guaxo-PR, NBPG/CCR Rodo Norte/UNISECAL Ponta Grossa-PR, Cerrado Basquete-DF, Basquete Anapolino-GO e Basket Osasco-SP.

Veja a tabela completa aqui.

Texto: Lucas Inácio / FCB – Com informações de Esporte SC e CBB
Arte: Lucas Inácio / FCB

+ NOTÍCIAS
Área do Clube Área do Oficial