Noticias

Sociedade Ginástica de Joinville é bicampeã Estadual Sub-19 Feminino 22/11/2020 15:43

A equipe da Sociedade Ginástica de Joinville é bicampeã Estadual Sub-19 Feminino 2020 e que final. Em um jogo de muita emoção definido no último minuto em União da Vitória (vizinha de Porto União), a equipe joinvilense conseguiu segurar a reação do Basquete Jaraguá e ficou com o título da categoria ao vencer a decisão por 69 a 62. As jaguarenses ficaram com a prata, e a medalha de bronze ficou com a SATC de Criciúma que venceu Clube Concórdia (Porto União) por 65 a 58 no primeiro jogo do dia. O troféu de Destaque e de Cestinha da competição (com 81 pontos) foi de Maite Ramirez (da SGJ), atleta das seleções de base do Uruguai de apenas 16 anos e que há dois joga na equipe.

O técnico Fabiano Borges falou sobre a importância de, mesmo em um ano atípico, ter duas competições realizadas e destacou o trabalho das atletas ao longo do período sem jogos. “Primeiramente quero agradecer à Federação, ao presidente e todo seu staff por terem proporcionado essas duas competições no basquete feminino nesse ano. Sobre o bicampeonato, isso só vem premiar essas meninas que estão trabalhando há muito tempo, é resultado do nosso suor e principalmente do suor delas que deram duro demais para essa conquista, só tenho a agradecer a todas”.

Na cerimônia de premiação, o presidente Fábio Deschamps destacou os desafios da FCB em promover esportes nesse ano devido à pandemia e agradeceu às equipes pela dedicação. “Atletas, o basquete foi feito para vocês nesse ano, batalhamos e lutamos para fazer a competição acontecer em Santa Catarina, conseguimos e como prêmio tivemos essa excelente final. Tudo para o que trabalhamos foi devidamente recompensado, então nosso muito obrigado pelo esforço. Técnicos Fabiano Borges e Júlio Patrício, obrigado mesmo, mostraram em quadra todo o potencial do basquete catarinense”.

Decisões em grande estilo
Em quadra, vimos uma final muito disputada do início ao fim, com duas defesas muito fortes e uma partida com bons momentos das duas equipes. Na primeira etapa, a SGJ conseguiu abrir uma vantagem de dez pontos, mas o Basquete Jaraguá diminuiu a vantagem e se manteve perto do placar indo para o intervalo com 31 a 24 para a SGJ.

As joinvilenses voltaram fortes do intervalo imprimindo uma defesa pressão, forçando erros das adversárias e abrindo uma vantagem de 13 pontos, a maior da partida. Porém, no retorno para o último quarto, o Basquete Jaraguá acertou sua defesa e reagiu com boa movimentação de bola e atacando a cesta, sofrendo faltas, pendurando atletas importantes da SGJ e encostando no placar com bom aproveitamento dos lances livres e arremessos de longa distância. A 1min09s para o fim do jogo, o placar estava 61 a 60, mas no minuto final, Maite anotou seis pontos e a defesa segurou os ataques de Jaraguá, ficando com o título: 69 a 62.

Assista à final na íntegra 

No jogo de que definiu o bronze, tivemos outra partida muito disputada entre SATC e Clube Concórdia, com as duas equipes trocando de liderança durante boa parte do jogo, até que no período final, a equipe do Sul do estado abriu uma pequena vantagem que conseguiu administrar até o fim do jogo, ficando com o bronze.

Assista à disputa de bronze na íntegra

Veja as fotos do último dia de competição

O Campeonato Estadual Sub-19 Feminino 2020 foi realizado pela Federação Catarinense de Basketball com apoio da Trimania. Foram cinco dias de competição sediadas por Porto União, com a transmissão dos dez jogos e fotos pela equipe da Walderis Eventos.

Texto e arte: Lucas Inácio / FCB
Fotos: Karine Livian / Walderis Eventos

+ NOTÍCIAS
Área do Clube Área do Oficial