Noticias

Reunião técnica da FCB aponta novidades para 2017 23/02/2017 13:41

A Federação Catarinense de Basketball e cerca de 30 clubes filiados estiveram reunidos nesta quarta-feira (22), em Florianópolis, para a primeira Reunião Técnica de 2017. Na pauta, assuntos recorrentes às competições das categorias de base, adulto e a retrospectiva de 2016.

Inicialmente, o Coordenador Técnico, Luiz Gastão Dubois, apresentou os números gerais dos campeonatos de todas as categorias e as proposições de mudanças no Regulamento Geral das competições e fez um levantamento das inscrições para os campeonatos de 2017. Em seguida o Coordenador de Planejamento, Jairo Anello, apresentou os números do Projeto Basquete para o Amanhã - Trimania/FCB, lançado em abril de 2016. "Foram 92 equipes, 578 jogos, 1.840 atletas, 25 cidades e 36 clubes na iniciativa que abrangeu as categorias Sub 12 e Sub 13", explicou.

Em 2017, o projeto irá abranger o Sub 15 com subsídio da entidade para equipes e treinadores. Estes terão que comandar os times Sub 13 também, viajando juntos. As competições para essas duas categorias começam em 17 de março e as inscrições dos interessados ocorre até a próxima sexta-feira.

Novidades na categoria Adulta

A principal alteração proposta pela FCB em 2017 diz respeito ao atrelamento das equipes adultas com as categorias Sub 17 ou Sub 19.

"No ano passado, cerca de 15 times participaram do Sub 17, enquanto somente seis jogaram o 19. Dessa forma, quem tiver o adulto precisará desenvolver times com tais idades a fim de estimular a continuidade dos atletas de base. Além disso, cada equipe adulta terá que contar com dois ou três jogadores da base no seu elenco como forma de aprendizado e revelação de talentos" disse Oscar Archer, presidente da Federação Catarinense de Basketball.

Outra novidade diz respeito a possíveis novos participantes em virtude dos interesses de Criciúma, Jaraguá do Sul e Araquari de atuarem nas competições adultas.

"Com o incremento no número de equipes, devemos estudar a melhor forma para tornar o Campeonato Estadual mais atrativo. A definição, no entanto, sai no final do próximo mês", comemora o dirigente.

Como nos anos anteriores, a FCB irá subsidiar as despesas com viagens, taxas de arbitragem, alimentação, entre outras.

Texto: Henrique Santos

+ NOTÍCIAS
Área do Clube Área do Oficial