Noticias

Retrospectiva 2020: um ano de união e força do Basquete Catarinense 18/12/2020 11:06

A expectativa era de mais um ano de excelência para o basquete catarinense, com a previsão de uma temporada com aproximadamente 180 equipes disputando os 12 Campeonatos Estaduais e mais de 3 mil atletas participantes. Tudo isso, somado aos campeonatos das ligas regionais e o 3x3, resultaria em mais uma temporada com mais de 2 mil jogos promovidos pela Federação Catarinense de Basketball e pelas sete ligas. Porém, a pandemia impôs uma nova realidade e freou os planos do esporte ao redor do mundo. Porém, diante de todas as dificuldades, o basquete catarinense mostrou sua força.

O planejamento foi realizado em março com a reunião técnica anual, mas com o início da quarentena, foram meses de observação e acompanhamento da situação no estado, incluindo reuniões com as autoridades responsáveis, avaliando possibilidades e diversas propostas de formatação para as competições. Um trabalho minucioso de avaliação para garantir a segurança de todas as pessoas envolvidas.

Além disso, com a retomada gradual de treinos em algumas regiões a partir de junho, a FCB disponibilizou equipamentos de proteção individual aos clubes e ligas filiados. No total foram 2,6 mil máscaras e 1,3 squeezes personalizados com logo das equipes, centenas de litros de álcool em gel, termômetros digitais, entre outros EPIs.

Campeonatos Estaduais

Com o retorno de algumas competições avaliado e permitido no decorrer do segundo semestre, a FCB se comprometeu a por em prática o plano de retomada, cumprindo todas as normas e protocolos. O resultado foi a realização dos dois Campeonatos Estaduais Adultos e mais o Sub-19 Feminino em novembro – com o crescimento de casos, o Masculino da categoria, infelizmente foi cancelado. No total, foram promovidos 26 jogos com a participação de 225 atletas e 31 oficiais de arbitragem.

Para garantir a segurança de todos os participantes e o cumprimento dos protocolos de saúde, um grande trabalho de preparação e cuidados foi promovido pela FCB tanto em Brusque (sede dos Estaduais Adultos) quanto em Porto União (sede do Sub-19 Feminino). Higienização constantes, testes pagos pela FCB a todas as pessoas envolvidas na área de jogo e credenciamento prévio aos dirigentes e equipes de mídia. Inclusive, todos os jogos foram transmitidos pelo canal da Federação no Youtube, garantindo ao público uma forma de acompanhar o evento. Em quadra, o BFB Blumenau conquistou o tetra do Adulto Feminino, o Joinville Blackstar conquistou o inédito título no Adulto Masculino e o Sociedade Ginástica de Joinville é bi no Sub-19 Feminino.

“Atletas, o basquete foi feito para vocês nesse ano, batalhamos e lutamos para fazer a competição acontecer em Santa Catarina, conseguimos e como prêmio tivemos excelentes competições. Tudo para o que trabalhamos foi devidamente recompensado, então nosso muito obrigado pelo esforço de atletas, clubes e dirigentes para estarem aqui e mostrando em quadra todo o potencial do basquete catarinense”, falou o presidente da FCB Fábio Deschamps na cerimônia de premiação do Campeonato Estadual Adulto Masculino.

Arbitragem

O Curso de Padronização de Arbitragem foi o único evento de quadra realizado em 2020 antes do início da quarentena, com 153 oficiais entre árbitros, oficiais de mesa e representantes participantes. Alguns meses depois, em agosto, a Federação realizou seu primeiro curso de formação de arbitragem 3x3 com 70 pessoas capacitadas para atuar na modalidade. 

Além disso, um estruturado serviço de acompanhamento técnico e físico foi colocado em prática ao longo do ano: mesmo sem competição, a arbitragem manteve seus treinamentos e estudos, incluindo os encontros virtuais promovidos pela FCB em parceria com a CBB. Em novembro, com a realização dos Estaduais Adultos, uma verdadeira seleção comandou os jogos ao longo dos cinco dias de competição sendo quatro árbitros internacionais, seis nacionais e uma regional e uma novata. Dentre os oficiais de mesa, dois internacionais, dois nacionais, um regional e uma novata.

Veja os árbitros do estadual adulto aqui  

“Por todo o contexto de ser em uma sede única, acabou surgindo essa oportunidade de reunir tanta gente da arbitragem de Santa Catarina convivendo juntos por cinco dias e trocando muita ideia sobre basquete. Fizemos essa mescla dos mais novos com os mais experientes e também foi uma oportunidade de renovar a nossa arbitragem feminina. A ideia era trazer ainda mais gente, mas com o número de jogos limitados não foi possível, mas no Sub-19 vamos poder incluir mais gente”, falou na época, a coordenadora de Arbitragem da FCB, Dóris Castro.

Dentre os árbitros dos Estaduais Adultos estava Guilherme Locatelli, convocado antes da pandemia para participar dos Jogos Olímpicos de Tóquio antes de seu adiamento, sua segunda participação.

Outros feitos

A temporada 2020 também reservou algumas comemorações como o aniversário de 25 anos da Federação Catarinense de Basketball em 31 de março, uma data muito festejada pela bela trajetória da instituição. Prova disso foi o convite recebido da CBB para participar do I Congresso Brasileiro de Basquete , em junho, com uma palestra do presidente Fábio Deschamps representando as federações.

Quem também representou o estado recentemente foram os técnicos João Camargo e Bruna Rodrigues (Blumenau), e a atleta Letícia Rechembak (SATC) no treinanemto da seleção Sub-18 Feminina . E ainda sobre representação, um importante passo foi dado na organização dos atletas catarinenses com a criação da Comissão Estadual de Atletas , em setembro.

Comunicação

Sem as atividades de quadra e com o distanciamento social, uma das possibilidades foi fazer basquete nas redes sociais. Assim como em todas as atividades do mundo, a presença do Basquete SC nas redes cresceu durante a pandemia. No caso dos clubes e ligas, os treinamentos virtuais foram a forma de manter atletas bem fisicamente, mas as lives também foram um show à parte. Clubes de Santa Catarina fizeram diversas entrevistas nacionais e internacionais com gente importante do nosso basquete, tudo registrado nessa  matéria especial sobre o tema

Já a comunicação da Federação Catarinense de Basketball foi para o lado da documentação em vídeo, com o lançamento de melhores momentos de finais em anos anteriores do nosso basquete, além de jogos antigos na íntegra e a estruturação do canal da FCB no Youtube que ultrapassou os 1,3 mil inscritos com as transmissões e  vídeos do basquete e da FCB Social, estes produzidos pela Hangar Filmes, que continuou acompanhando estas atividades do social. 

Ainda na área de comunicação, 2021 terá algumas novidades que ainda não podemos adiantar, mas que será simbólico para que tenhamos um bom ano de cuidados e a possível retomada do nosso basquete.

Texto e foto: Lucas Inácio / FCB

+ NOTÍCIAS
Área do Clube Área do Oficial