Noticias

Guia do Campeonato Estadual Adulto Masculino de Basquete 2019 01/08/2019 8:16

Nesta quinta-feira (1º de agosto), começa o Campeonato Estadual Adulto Masculino de Basquete 2019 com o jogo de abertura entre a APAB Blumenau e ADIEE / Avaí, às 21h no Ginásio do Galegão, em Blumenau. Na mesma noite também serão realizadas a estreia do torneio feminino da categoria, às 18h, e a cerimônia oficial de abertura, às 19h30 ( leia mais clicando aqui ), tudo com transmissão ao vivo pela página da Federação Catarinense de Basketball (FCB) no Facebook.

O Campeonato Estadual Adulto Masculino conta com 11 equipes divididas em dois grupos: o Grupo A com seis e o Grupo B com cinco. Os times se enfrentam dentro da chave com jogos de ida e volta. Ao fim da primeira fase, se classificam quatro times de cada lado para as quartas de final, disputadas em séries melhor de três contra os adversários do outro grupo de acordo com sua colocação. Por fim, os quatro classificados participam de um Final Four em data e local a serem definidos pela FCB.

APAB Blumenau

O time da APAB Blumenau, atual bicampeã do torneio, chega embalado com o título da Copa SC, torneio preparatório disputado em julho. No primeiro semestre, a equipe não disputou a Liga Ouro, porém não fez boa campanha, trocou de técnico e teve a saída de quatro atletas: os pivôs Gerson e Nandão; e os dois norte-americanos Jordan Hill e Que Johnson. Além disso, o time entra na competição com dois desfalques por contusão e sem previsão de volta, os pratas da casa Luis Semmke e Vinícius Petry. Porém, mesmo com o elenco menor, a base se mantém a mesma dos anos anteriores e o time busca o tri.

“Blumenau com certeza vai estar brigando com as grandes forças do basquete de Santa Catarina”, falou o presidente da equipe, Marcelo Georg.

Basquete Joinville

O Basquete Joinville é o time que passa por maior reformulação dentre os que disputam o torneio. Depois da disputa do NBB, o time saiu decidiu não disputar a próxima edição do torneio e está reformulando seu projeto. No processo perdeu boa parte do time vice-campeão estadual como os irmãos Felipe e Lucas Vezaro, além de Jefferson Socas e Max . Porém, o time historicamente conta com uma base forte que, aliados a experiência dos remanescentes André Bambu e Lucas Colimério, fará frente aos demais times.

“O Estadual Adulto vem mais seleto do que a edição do ano passado, mais forte tecnicamente com menos equipes. Temos que nos preparar para isso. A gente quer se reabilitar no Estadual, voltando a conquistar as competições locais”, falou Kelvin Soares, diretor-técnico do Basquete Joinville.

Joinville Blackstar

O Joinville Blackstar conseguiu manter sua base do Campeonato Brasileiro da CBB e vem embalado pela medalha de prata na Copa SC, em julho, que teve o atleta Leandro Silva como cestinha. Além da boa equipe treinada por Olívia, o Blackstar ainda ganhou o reforço do ala-pivô Renato que chega com moral após disputar o Novo Basquete Brasil (NBB) pela equipe do Bauru.

“Sempre traçamos e estabelecemos metas. E nossa meta inicial é obter a classificação na fase de grupo e, posteriormente, chegarmos ao Final Four, que é o primeiro passo para, pelo menos, igualarmos o resultado de 2018. Estamos confiantes e acreditamos que iremos gradativamente subir pelo menos um degrau, como em todos os anos de nossa história”, falou o presidente da equipe, Rodrigo Lima.

A.D. Brusque

Completando o quarteto das Ligas Nacionais, a A.D. Brusque quer voltar aos tempos em que disputou oito finais estaduais consecutivas (entre 2010 e 2017) e para isso conta com um time renovado em relação ao que ficou em 4º lugar no Estadual 2018. A equipe virou a chave e, em 2019, chegou ao Final Four Campeonato Brasileiro da CBB contando com uma equipe jovem e rápida, com destaque para a dupla de armadores Lucas e Kevin, além das mãos calibradas dos alas Heitor e Amilton Portilho.

“A gente tem como objetivo, neste ano, voltar ao pódio do Estadual. Depois de oito finais seguidas, ficamos em 4º no ano passado. Brusque vem forte e credenciado ao título. Começamos o trabalho em fevereiro e estamos com um bom entrosamento”, frisou o presidente do time, Zurico Frota.

ACOB (Concórdia)

Após a chegar ao quadrangular final dos dois torneios da FCB no primeiro semestre, a ACOB se colocou como uma das forças do Oeste e quer surpreender os grandes na competição. O time do Oeste se reforçou com a chegada de dois bons nomes, o lateral Vulcão e o também lateral Rafael Heinz, ambos com passagens pela equipe do Brusque Basquete. Com uma torcida atuante, a ACOB conta também com a juventude da sua base para chegar longe.

“A equipe vem buscando seu crescimento. Esperamos manter nosso padrão de jogo e criar oportunidades diante dos adversários que enfrentaremos”, falou Rubens Mascelani.

ADIEE / Avaí

Historicamente a equipe da Capital é uma potência na base. Sempre se colocando entre os grandes vencedores das categorias que antecedem o adulto, a ADIEE adicionou atletas experientes à sua base para tentar fazer frente aos grandes. O time conta com os retornos do armador Wallace e do pivô Tiago para esse Estadual. Além disso, conta com o experientes Salvador e Amadeu, crias da casa que rodaram o basquete nacional e agora estão na equipe de Florianópolis.

“Viemos com a mesma característica dos anos anteriores: alguns adultos de confiança e meninos da base que estão muito bem no Estadual da categoria. Nossa expectativa é de se classificar para a próxima fase e equilibrar jogos contra as equipes de maior investimento”, falou o técnico Kênyo Nunes.

AJAB (Jaraguá do Sul)

Assim como a equipe da ADIEE, a AJAB também tem grande tradição nas categorias de base e é com esse trabalho que o time conta para o Estadual Adulto 2019. Com um elenco jovem, o time busca aliar a formação de seus pratas da casa contra times adultos, além de resgatar a força da categoria adulta no município.

“Nosso objetivo é colocar os atletas da base para jogar com o auxílio de alguns adultos locais. Estamos resgatando a categoria adulta em Jaraguá do Sul”, falou o técnico Rafael Muller.

Grande Florianópolis Basket

O Grande Florianópolis Basket é uma das novidades para o Campeonato Estadual 2019, mas seus jogadores são experientes na competição, inclusive com muitos atletas que já foram campeões estaduais como o caso de Finão e Gigante, na época do Brusque. O elenco ainda conta com bons atletas da região da Capital, caso de Pedro Teodoroski – que inclusive foi capa da nossa última edição da Revista Basquete SC .

“Conseguimos manter a base que foi vice-campeã dos JASC 2018 por São José e agregamos mais atletas ao grupo. O primeiro passo é a classificação aos playoffs e o objetivo principal é chegar às finais”, contou Vicente Kalbusch.

AVIBA (Videira)

A AVIBA é mais um time do Meio-Oeste que chega com o objetivo de melhorar sua participação nos torneios estaduais, evolução que já foi apresentada entre a Taça FCB (quando foi lanterna do grupo) e a Copa SC (quando quase conquistou vaga para a final). A equipe agora busca montar uma base para retomar o sucesso de dez anos atrás quando foi duas vezes consecutivas finalista do Campeonato Estadual.

“Nosso objetivo é fazer um grande Estadual, tendo sempre as melhores expectativas possíveis. Iremos trabalhar com nossa base, combinada a atletas de fora, para que consigamos atingir, daqui um ano ou dois, com atletas videirenses, um lugar entre os quatro principais times de Santa Catarina”, falou o representante do time, Fábio Wonzoski.

ABLUJHE (Joaçaba)

Na temporada 2017, a ABLUJHE fez bonito e chegou às semifinais do Campeonato Estadual revelando bons talentos para o cenário catarinense – caso de Jorge Iglesias, hoje em Blumenau. E é com o objetivo de repetir aquela campanha que a equipe entra nesta temporada adulta, mas mirando o primeiro objetivo que é a classificação para a segunda fase.

“Nosso intuito é tentar ficar entre os seis primeiros, novamente, e utilizar essa nova geração na equipe adulta, dar rodagem para eles e almejar posições melhores no decorrer dos próximos anos”, falou o presidente do clube, Renan Pazin.

Univinte / Tubarão

O outro estreante do Campeonato Estadual Masculino é o único representante do Sul catarinense na competição. Tentando se estabelecer no cenário catarinense, o Tubarão quer surpreender os adversários e chegar aos playoffs do torneio.

“Sabemos que não será um campeonato fácil, que há clubes de ponta almejando o título. Nosso objetivo é conseguir a classificação para a segunda fase, ou seja, ficarmos entre os quatro primeiros colocados do nosso grupo”, falou Arthur Michels, representante da equipe.

Texto: Lucas Inácio / FCB
Artes: Lucas Inácio / FCB

+ NOTÍCIAS
Área do Clube Área do Oficial