Noticias

Guia das Finais: Campeonato Estadual Adulto Masculino 2019 31/10/2019 10:35

O Ginásio do Sesc, em Blumenau, será o palco da grande decisão do Campeonato Estadual Adulto Masculino 2019. A APAB Blumenau, Unisociesc / Joinville, Joinville Blackstar e Grande Florianópolis Basket disputam o título da principal competição do basquete masculino de Santa Catarina que será realizada no sistema Final Four: semifinais na quinta-feira (31); Final e decisão do bronze na sexta-feira (1º de novembro). Todos os jogos terão transmissão pelo Facebook da Federação Catarinense de Basketball em parceria com a Destaques TV.

O Final Four encerra uma competição que iniciou no dia 1º de agosto e contou com 11 equipes, divididas em dois grupos que disputaram turno e returno. Os quatro melhores classificados de cada foram para a segunda fase em playoffs melhor de três com cruzamento entre as chaves: 1os contra 4os e 2os contra 3os colocados. Os vencedores destas quatro séries foram os classificados para o Final Four. No total, a competição contou com 187 atletas e terminará com 65 jogos disputados. Veja mais detalhes clicando aqui .

APAB Blumenau (12 vitórias, 0 derrotas)

Primeiro lugar do Grupo A e vinda de classificação sobre a ABLUJHE, a equipe do Basquete Blumenau segue invicta na competição e conta com o melhor ataque (86,8 pontos por jogo). O time tem um quinteto titular forte e entrosado com Jorge Iglesias (18,1 pontos), Bruno Lazzaris (17,6), Vinícius Gobor (15,4), Gustavo Borges (12,2) e Andrezão (12,2), além de Adolfo vindo do banco como sexto homem. A baixa rotação deve-se às contusões de Vinícius Petry e Luiz Henrique Semmke, peças importantes do elenco nos últimos anos, mas a equipe comanda pelo técnico Christian Nau conseguiu contornar o problema. A defesa é a terceira melhor entre os finalistas com 62,3 pontos sofridos por jogo.

A APAB Blumenau é a atual bicampeã Estadual e, em 2019, venceu a Copa SC e ficou com a medalha de prata na Copa Brasil Sul. Além disso, o time busca fazer sua sétima final consecutiva e seu quinto título nas últimas seis edições de campeonato.

Unisociesc / Joinville (10 vitórias, 0 derrotas)

A outra equipe invicta é a Unisociesc / Joinville que conta com a melhor defesa do Estadual (57,4 pontos sofridos). O time do experiente técnico Kelvin Soares conta com um bom elenco que, ao longo da competição, passou por perdas – casos de Alexei, que foi para o Minas, e Dieguinho, contundido – e adições – casos de Diegão e Rafael Stabile. Com tantas mudanças desde a participação no NBB, em abril, o elenco extenso foi importante para a equipe ter uma liderar o Grupo B e eliminar a ADIEE / Avaí na segunda fase.

No ataque, terceiro melhor entre os finalistas (72,3 pontos), destacam-se Lucas Vezaro (13,2), André Bambu (11,5), e os novos reforços Stabile (18,5) e Diegão (10,5) com seis jogos cada. Além disso, o time também conta com outros atletas importantes como David Brito, Lucas Colimério, Henrique Reinert e Lucas Rosniak.

Depois de representar Santa Catarina nos dois últimos NBBs, o Joinville passa por uma reformulação e vem embalado com a conquista da Copa Brasil Sul, em setembro, para bucar o título Estadual depois de sete anos.

Joinville Blackstar (7 vitórias, 3 derrotas)

Segundo colocado do Grupo B e classificando no duelo contra a ACOB na segunda fase, o Joinville Blackstar se tornou um dos postulantes ao título em 2019 com boas atuações em jogos difíceis ao longo do ano. No Estadual, o time contou com o segundo melhor ataque (72,8 pontos) e a segunda melhor defesa (62,0) entre os quatro finalistas. No ataque, o Blackstar tem um núcleo talentoso como o cestinha de 2018, Leandro Silva (11,1 pontos), Renato Scholz (13,2) Rapha Figueiredo (11,2) e João Loiro (11,4 pontos), além da liderança do experiente Tiagão, a contribuição dos velozes Renan e Lucas Bruno vindos do banco, entre outros. A baixa é o pivô Felipe Rech, contundido.

Depois de uma medalha de bronze no Estadual 2018, o Joinville Blackstar já não é mais uma novidade para os fãs do basquete catarinense e o ano de 2019 foi de consolidação. Após disputarem sua primeira Liga Nacional (o Campeonato Brasileiro da CBB), o time conquistou a medalha de prata da Copa SC e agora busca fazer sua primeira final de Estadual, tudo isso sob o comando do técnico Olívia.

Grande Florianópolis Basket (6 vitórias, 5 derrotas)

A novidade no Final Four deste ano é o Grande Florianópolis Basket, mas com um elenco que conhece bem as quadras catarinenses. Terceiro colocado no Grupo B, a equipe da Capital fez sua estreia no Estadual Adulto Masculino já entre os quatro primeiros do Estado, incluindo uma vitória contra o tradicional Brusque nos playoffs da segunda fase. O time chega ao Final Four com o quarto melhor ataque (70,6) e a quarta melhor defesa (67,9 pontos sofridos), mas a experiência pode fazer a diferença a favor da equipe.

O ataque conta com oito jogadores com, pelo menos, sete pontos de média por jogo, com destaque para Luis Fonseca (14,6), Fabrício da Silva (11,9), Finão (11,1) e Heitor (11) que reforçou a equipe no decorrer da competição. O elenco também conta com Durval e atletas experientes como Marcão, Antônio Henn e Clebinho para tentar vencer times de Liga Nacional. Em 2019, a equipe foi campeã da Taça FCB e o time é comandado pelo técnico Vicente Kalbusch.

Texto e Artes: Lucas Inácio / FCB

+ NOTÍCIAS
Área do Clube Área do Oficial