Noticias

Gincana da CCFV da Vila União promove integração e conscientização ambiental 28/01/2020 19:09

Com o objetivo de integrar as crianças da Vila União, o Centro FCB de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (CCFV) realizou ao longo do mês de janeiro uma gincana. A equipe aproveitou o período de férias e o verão para promover atividades conjuntas entre as turmas da manhã e da tarde ao longo do mês, estimulando a conscientização sobre meio ambiente.

Iniciada no dia 15, a gincana teve a participação de 60 crianças que foram divididas em quatro grupos escolhidos pelos educadores do Centro. Foram cinco dias de atividade internas e externas ao longo das duas últimas semanas visando coleta de lixo reciclável, caça ao lixo e um circuito de conscientização.

“Foi um clima de colônia de férias, trabalhando mais com o clima de cooperatividade em vez da competição. A partir disso, o tema escolhido foi a reciclagem, estabelecendo uma forma de trabalhar a consciência ambiental em uma parceria com a Comcap que estamos fazendo com coleta seletiva na Vila”, falou Alessandra Lima, coordenadora do CCFV.

Também foram realizadas brincadeiras tradicionais como corrida do ovo, queimada, pique-congela, e o “dia molhado”, aproveitando o calor da temporada para realizar jogos que envolvem água e ensinando sobre uso consciente. Destacam-se também as atividades externas que envolveram moradores da Vila União como “trazer a pessoa mais velha e mais nova da comunidade”, “família que recentemente chegou ao bairro”, fotos antigas, entre outros registros da história do local.

“A ideia foi integrar todos cada vez mais, já que fazem parte da mesma comunidade, mas ao longo do ano não têm tanto contato por causa das rotinas e horários diferentes. Curioso é que na primeira semana de janeiro vinham 25 crianças por dia e, com a gincana, passaram a vir 60, isso nos deixa satisfeitos, pois aproxima mais o Centro e a comunidade, o que é sempre importante”, concluiu a coordenadora.

O Centro FCB de Convivência e Fortalecimento de Vínculos está em seu quarto mês de atividade e é coordenado pela Federação Catarinense de Basketball, por meio da FCB Social, em parceria com a Trimania. O Centro também conta com o apoio da Polícia Militar de Santa Catarina e da Prefeitura Municipal de Florianópolis.

Texto: Lucas Inácio / FCB
Fotos: Divulgação / FCB

+ NOTÍCIAS
Área do Clube Área do Oficial