Noticias

Final Copa SC: Blumenau e Brusque disputam título, Blackstar quer a prata e ACOB o bronze 13/07/2019 23:07

APAB Blumenau e A.D. Brusque vão disputar o título da Copa Santa Catarina Adulto Masculino neste domingo (14), às 10h30, na Arena Brusque. Após a rodada deste sábado pelo quadrangular final da competição, as duas equipes são as únicas com possibilidade de título em um cenário aberto para as medalhas de prata e bronze. No primeiro jogo do dia, às 9h, Joinville Blackstar e ACOB (Concórdia) se enfrentam buscando a prata e o bronze, respectivamente. Os dois jogos terão transmissão ao vivo pela página da Federação Catarinense de Basketball no Facebook pelo www.facebook.com/basketfcb em parceria com a Destaques TV.

A situação para a última rodada ficou indefinida após os confrontos deste sábado (13), quando a APAB Blumenau venceu a ACOB (Concórdia) por 71 a 48 e a A.D. Brusque foi derrotada pelo Joinville Blackstar por 76 a 70 em um jogo decidido apenas na prorrogação. O primeiro critério desempate da competição – seguindo a regra FIBA – é o confronto direto e, em caso de empate triplo, vale o saldo de pontos considerando apenas os jogos entre as equipes empatadas. Então vamos aos objetivos de cada equipe:

Blumenau e Brusque pelo título
Apenas APAB Blumenau e A.D. Brusque podem ser campeões da Copa SC, mas o confronto entre Blackstar e ACOB define as chances reais de cada time na decisão: em caso de vitória da ACOB, quem vencer entre Blumenau e Brusque fica com o título. Já em caso de vitória do Blackstar, Brusque precisa vencer por 9 ou mais pontos de diferença para ser campeão – qualquer outro resultado nesse cenário é título de Blumenau.

Blackstar pela prata
O objetivo do Joinville Blackstar para este domingo é a conquista da prata e para isso o time do Norte do estado precisa a vencer a ACOB e: torcer para uma derrota simples de Brusque ou para uma derrota de Blumenau 19 ou mais pontos.
Além disso, a ACOB tem uma chance apenas matemática de ficar com a prata se vencer o Blackstar por 55 ou mais pontos de diferença e Brusque perder seu jogo.

ACOB em busca do bronze
A ACOB ainda não venceu nessa fase final, mas ainda tem chances de ficar com o bronze, mas para isso precisa vencer seu jogo contra o Blackstar e torcer para o Brusque vencer Blumenau. Caso Blumenau vença Brusque, o bronze só fica com a equipe do Meio-Oeste se tiver vencido o Blackstar com uma vantagem entre 18 e 54 pontos – vantagem maior, fica com a prata.

A rodada de sábado
No primeiro jogo da tarde, a ACOB entrou em quadra com o objetivo de fazer uma partida diferente da noite anterior, sobretudo no primeiro quarto. Com a equipe mais ligada no início, o time de Concórdia conseguiu se manter no placar até o fim do segundo quarto, quando a APAB Blumenau acelerou o ritmo e abriu uma boa vantagem. No retorno dos vestiários, o time continuou com um bom ritmo terminando o jogo com a vantagem de 23 pontos.

No segundo jogo do dia, Brusque e Blackstar entraram em quadra para se enfrentar pela terceira vez no ano, já que o confronto foi realizado duas vezes no Campeonato Brasileiro da CBB, na ocasião com duas vitórias de brusquenses. Porém, o retrospecto não deu favoritismo a nenhum dos times nesse jovem rivalidade do basquete catarinense. Em um jogo disputado do começo ao fim, as duas equipes trocaram de liderança na partida até o último quarto, quando Brusque se manteve a frente até a reta final da partida.

O Blackstar virou e abriu 3 pontos a 6 segundos do fim e com a posse de bola, mas na reposição lateral a equipe joinvilense errou e o Brusque fez o que parecia impossível, empatou o jogo. Na prorrogação, o Joinville Blackstar não se abalou e abriu seis pontos de vantagem e, desta vez, conseguiu manter a vantagem no placar e ficar com a vitória.

Texto: Lucas Inácio / FCB
Arte: Lucas Inácio / FCB
Foto: Sidnei Batista / APAB Blumenau

+ NOTÍCIAS
Área do Clube Área do Oficial