Noticias

Federação Catarinense de Basketball: 26 anos de vida por e pelas pessoas 31/03/2021 10:06

Neste dia 31 de março, a Federação Catarinense de Basketball completa 26 anos desde sua criação em 1995, data que marca a Assembleia Geral que deu início a essa história. Naquela ocasião, estavam presentes dirigentes e representantes de sete clubes fundadores das cidades: Balneário Camboriú, Blumenau, Brusque, Concórdia, Criciúma, Florianópolis e Jaraguá do Sul. Hoje, a FCB possui 37 clubes filiados de 28 municípios, além das sete ligas regionais filiadas que promovem o basquete de forma local, uma estrutura que faz a modalidade chegar aos quatro cantos do nosso estado.

Com o trabalho desenvolvido ao longo desses anos, a FCB alcançou números significativos, realizando pelo menos mil jogos por ano desde 2016, sendo mais de 1,3 mil em 2018 e 2019. Infelizmente a sequência foi quebrada em 2020 , temporada do nosso 25º aniversário. Esperávamos celebrar a data com muita alegria, mas acabou cercada de incertezas sobre o que estava por vir. Hoje, um ano depois, conhecemos os perigos e até a solução, mas vivemos um momento ainda mais difícil em que não sabemos quando nem como será o retorno às quadras. Porém, não paramos e nem vamos parar.

Desde 2018, a FCB é uma instituição esportiva e de assistência social, ou seja, nossa finalidade é cuidar. Com o apoio da nossa parceira Trimania, promovemos mais de 60 mil atendimentos presenciais e virtuais a idosos e crianças no CDPI e no CCFV ao longo de 2020. Foram centenas de cestas básicas entregues às famílias e milhares de almoços e lanches. Apoiamos a realização de 45 projetos de assistência social por meio de editais e a instituição Geração da Chico , atendendo mais 50 famílias no bairro Monte Cristo. E todos esses números representam o que sempre foi a FCB, pois quem vive o esporte sabe que a nossa essência é cuidar de pessoas.

A cada temporada em que superamos a barreira dos 1 mil jogos realizados envolvemos mais de 5 mil pessoas entre atletas, arbitragem, dirigentes, suporte, imprensa, entre outras funções – isso sem contar famílias e torcida. Na última temporada, com apenas 26 jogos realizados, novamente mais de 5 mil pessoas estiveram envolvidas.

É disso que se trata. Estamos todos unidos por uma modalidade, trabalhando, se dedicando, se divertindo e formando laços pelo amor ao jogo. O basquete é parte essencial da nossa vida e vida é sobre pessoas. A FCB é uma instituição feita por e para as pessoas, e enquanto o basquete nos mover, vamos continuar. Parabéns a todos e todas nós, pessoas que fazem a Federação Catarinense de Basketball!

+ NOTÍCIAS
Área do Clube Área do Oficial