Noticias

FCB entrega proposta para incluir Basquete 3x3 nos Jasc 2020 13/08/2020 14:05

Na tarde desta quarta-feira (12), a equipe da Federação Catarinense de Basketball (FCB) entregou ao presidente da Fundação Catarinense de Esportes (Fesporte), Rui Godinho, o documento que solicita oficialmente o ingresso do Basquete 3x3 nos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc). O encontro também serviu para alinhar as duas entidades sobre o retorno das atividades em 2020, com a FCB protocolando um modelo de competição do basquete quadra para os Jasc. A equipe foi composta pelo presidente Fábio Deschamps, o diretor Técnico, Luiz Gastão Dubois, e o Secretário Geral da FCB, Oscar Archer.

“Foi um encontro importante para definir as questões objetivas, entregar os documentos formalmente, mas principalmente para estreitar os laços. Nos colocamos totalmente à disposição e estamos na expectativa para a retomada das competições da Fesporte”, falou o presidente da FCB.


Pres. FCB Fábio Deschamps; Pres. Fesporte Rui Godinho; Dir. Técnico FCB, Luiz Gastão Dubois; e Sec. Geral FCB, Oscar Archer (foto: comunicação Fesporte)

Caso for aceita, a inclusão do Basquete 3x3 nos Jasc 2020 será como caráter experimental, procedimento comum às novas modalidades dos Jogos para, num segundo momento, ser incluída como competição fixa. Os Jasc deste ano ainda dependem da autorização do Governo Estadual e do aval das autoridades sanitárias, mas a ideia trabalhada é com sedes e datas variadas, dando mais flexibilidade para a realização dos torneios. Além disso, não haverá público ao vivo, focando nas transmissões via internet.

Esta é mais uma iniciativa da Federação Catarinense de Basketball para a promoção e crescimento do 3x3 em Santa Catarina. No último fim de semana, mais de 70 árbitros e oficiais de mesa concluíram as aulas e avaliação teórica da Clínica de Capacitação de Arbitragem, faltando apenas a avaliação prática para formar seu quadro de arbitragem na modalidade.

Outra medida foi o anúncio do primeiro Campeonato Interligas da modalidade com os campeões das etapas promovidas pelas Ligas Regionais de Basquete. A diretoria da FCB já trabalha o planejamento e formalização do departamento de 3x3 no estado, tudo com o apoio da Trimania.

Texto e arte capa: Lucas Inácio / FCB
Foto: Comunicação Fesporte

+ NOTÍCIAS
Área do Clube Área do Oficial