Noticias

FCB e clubes planejam retorno dos Estaduais Adultos para dia 9 de outubro 31/08/2020 18:13

O basquete catarinense se prepara para voltar às quadras no dia 9 de outubro. A data prevista foi definida pela Federação Catarinense de Basketball (FCB) e os clubes pré-inscritos nos Campeonatos Estaduais Adultos durante reunião técnica virtual na tarde desta segunda-feira (31). Em pauta estiveram as definições das condições de retorno, tempo de competição, regulamento, protocolos de segurança, entre outros detalhes. No total, 11 times masculinos e 5 femininos manifestaram sua intenção de participar dos Estaduais 2020 com data de confirmação até o dia 18 de setembro.

A FCB realizou um protocolo baseado no documento da CBB e outras instituições esportivas. Agora fica no aguardo do protocolo desenvolvido pela Fesporte em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde para dar andamento ao planejamento. Dentre as exigências da FCB estão testes de RT-PCR (via nasal) por todos e todas atletas e integrantes da comissão técnica antes do início da competição. A Federação vai pagar as taxas de arbitragem e dará mais R$ 500 para cada clube por partida para arcar com outras despesas. Além disso, fornecerá aos clubes termômetros digitais, máscaras, squeezes individuais, além da caixa bolas como já fez nas últimas temporadas.

A formatação dos Estaduais Adultos será definida após as confirmações dos clubes e planejada com tempo de disputa de até dois meses, diminuindo a exposição e riscos às equipes, arbitragem e demais pessoas envolvidas. Com isso, o departamento técnico anunciou que o regulamento da competição terá algumas flexibilizações como mínimo de sete atletas relacionados em quadra, entre outras alterações.

O retorno dos Campeonatos Estaduais de base serão estudados em um outro momento, num cenário mais propício para a realização dos mesmos. Como afirmado na reunião de julho, Sub-12, Sub-13 e Sub-15 dependem primeiramente do retorno escolar, já as categorias Sub-19 e Sub-17 serão avaliadas quando as condições se tornarem mais favoráveis num segundo momento.

“Estamos tentando retomar o basquete, mas tudo dentro das medidas de segurança. A Federação está às ordens para trocarmos ideias e pensar em possibilidades para retornar nossas atividades da melhor forma possível. Depois de várias reuniões e conversas com CBB, Fesporte, profissionais de saúde, vimos a importância da retomada, desde que seguindo todos os protocolos, pensando no bem da modalidade e na saúde de todas as pessoas envolvidas”, falou o presidente da FCB Fábio Deschamps.

Desde março, a Federação Catarinense de Basketball acompanha o cenário durante a pandemia do novo Coronavírus e adaptou suas atividades para atender a parte esportiva e a FCB Social da melhor maneira possível, em parceria com a Trimania.

Texto e arte: Lucas Inácio / FCB

+ NOTÍCIAS
Área do Clube Área do Oficial