Noticias

FCB conclui coleta de dados para Plano da Pessoa Idosa em Florianópolis 12/03/2020 18:07

A FCB Social, setor de assistência social da Federação Catarinense de Basketball, concluiu ontem a coleta de dados que servirão como base para o Diagnóstico e Plano Municipal de Estratégia para a Pessoa Idosa, em Florianópolis. Nesta quarta-feira (11), no Largo da Alfândega, foi feita a última etapa das entrevistas com os idosos e agora um relatório será realizado e entregue à prefeitura da capital, processo que garante o segundo de cinco selos para tornar Florianópolis uma cidade amiga da pessoa idosa.

A coleta de dados foi realizada por uma assessoria contratada pela FCB em reuniões com os representantes de cinco regiões de Florianópolis (Norte, Sul, Leste, Centro e Continente), sendo concluída com o evento desta quarta. Os pontos levantados nos questionários são espaço físico, transporte, moradia, saúde, educação, comunicação, informação, inclusão social, respeito, entre outros.

Esta é mais uma ação em parceria com a Prefeitura Municipal de Florianópolis, coordenada pela FCB Social e Trimania, que dão continuidade à Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa (EBAPI), um programa que tem como objetivo preparar os municípios do país para o envelhecimento da população.

“É a primeira vez que eu trabalho com uma organização que tem como base o esporte e é super importante que as organizações da sociedade civil se insiram nesse processo, pois isso incorpora e faz a cidade tomar para si a responsabilidade de atuar e modificar a realidade dos municípios. Mais que isso, desde o momento em que a Federação Catarinense de Basketball assumiu a coordenação dessas ações e ocupou esses espaços, percebemos um grande avanço das estratégias para os idosos e isso é muito importante”, falou Paulo Medeiros, um dos coordenadores da pesquisa e responsável pela confecção do relatório.

Neste processo são cinco selos que o município recebe de acordo com as ações desenvolvidas. Florianópolis irá para a segunda etapa que são:

  • •1º - adesão à EBAPI;
  • •2º - elaboração do Diagnóstico e o Plano Municipal da Estratégia (o evento é sobre esse momento);
  • •3º - aprovar na Câmara de Vereadores e transformar em Lei;
  • •4º e 5º - implantação do Plano Municipal.

 

Além disso, o relatório dará as diretrizes para que o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa possa lançar editais para captação de recursos via renúncia fiscal do Imposto de Renda.

FCB Social já é referência

Menos de um ano e meio após a criação do Centro Dia da Pessoa Idosa, a FCB Social (setor de assistência social da Federação Catarinense de Basketball) já é referência no cuidado com a terceira idade. Atualmente o centro atende a 16 pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, em situação de vulnerabilidade ou risco social e desenvolve atividades coletivas, sociais e comunitárias com o apoio na administração de medicamentos prescritos por médicos, alimentação, higiene e cuidados pessoais, entre outras ações.

Além disso, a FCB já realizou quatro editais de apoio a entidades de assistência social que já atenderam 80 projetos. O objetivo é realizar mais três editais ao longo de 2020.

Texto e Fotos: Lucas Inácio / FCB

+ NOTÍCIAS
Área do Clube Área do Oficial