Noticias

FCB conclui Clínica SC de Padronização de Arbitragem com a participação de 153 oficiais 02/05/2021 20:34

A Federação Catarinense de Basketball concluiu neste domingo a Clínica Santa Catarina de Padronização de Arbitragem com a participação de 153 oficiais para atuar na temporada 2021. Para manter a segurança de árbitros, oficiais de mesa e representantes, o evento foi todo ministrado online direto da Arena Brusque para as seis das sete ligas regionais, a única exceção foi a Liga do Vale Europeu de Basquetebol (LIVEBA) que esteve presente para demonstrações, dúvidas e interação com os palestrantes. A avaliação física será feita por vídeo e a teórica será online.

Para ministrar a Clínica, a FCB trouxe as principais referências do país pelo terceiro ano consecutivo: Vander Lobosco, gerente de Arbitragem da FIBA Américas; Enaldo Batista de Souza, promovido a diretor de Arbitragem da CBB; e Ramiro Inchauspe, coordenador de Ciência e Aptidão Física da FCB e da CBB. Ao longo do curso foram abordados temas como planejamento de carreira, preparação física, tomada de decisões, movimentação de quadra, atualização de regras, situações de jogo e outras dúvidas, tudo com interação tanto dos presentes quanto via internet.

“Gostaria de agradecer à FCB por estar sempre aberta a desenvolver a arbitragem no Brasil e agora abre a porta para a FIBA fazer esse trabalho em Santa Catarina. Parabenizo também ao quadro do estado que se destaca no Brasil e tem representatividade nas competições nacionais e internacionais, lembrando que nesse ano teremos o Guilherme Locatelli que vai participar de mais uma olimpíada e representar o país e o estado lá”, falou Lobosco, profissional parceiro da FCB e que assummiu seu cargo na FIBA em março .

Veja as fotos clicando aqui

Transmissão para todo o estado garantiu que oficiais pudessem fazer clínica de forma segura

A diretoria da FCB também esteve presente com o presidente da FCB Fábio Deschamps, o vice Sérgio Carneiro (Serjão), a coordenadora de Arbitragem, Dóris Castro, e o diretor Técnico, Luiz Gastão Dubois. Na abertura do evento, Deschamps falou sobre as perspectivas para a temporada 2021.

“Vamos chamar este de ‘o ano da retomada’ e dizer da nossa alegria de realizar essa clínica com essa perspectiva de retorno. A bola vai subir nesse ano em Santa Catarina com muito mais facilidade do que no ano passado, sempre dentro de todos os critérios sanitários estabelecidos pelos órgãos oficiais. Inclusive estamos aqui, porque foi realizada uma etapa do Campeonato Brasileiro e as finais daqui a duas semanas, isso porque mostramos que temos capacidade de fazer com segurança. É motivo de alegria e de responsabilidade, por isso será uma retomada lenta e gradual, mas com a expectativa de tudo correr bem”, falou Deschamps ao informar que a Arena Brusque recebe as finais do Campeonato Brasileiro entre os dias 15 e 22 de maio.

Novidades 2021

Deschamps também anunciou o investimento em câmeras e tecnologia para transmissões em alguns ginásios, possibilitando a utilização de replays instantâneos para jogos do Estadual. Já o vice, Sérgio Carneiro lembrou das temporadas anteriores à pandemia com mais de 1,3 mil em solo catarinense e falou sobre a possibilidade de termos ainda mais jogos com eventos nacionais a serem realizados no estado com a retomada da normalidade.

“Há um esforço da presidência junto à CBB para promover competições nacionais adultas e de base aqui no estado, e quanto mais competições, mais a nossa arbitragem vai ser contemplada com a possibilidade de crescimento. Por isso, todas essas atividades de preparação física, reciclagem, cursos e acompanhamentos que a Federação promove nos últimos anos é um exemplo para o país e uma oportunidade para os profissionais que estão aqui”, concluiu Serjão.

Ao finalizar o evento, Enaldo de Souza, recém promovido a diretor de Arbitragem da CBB, agradeceu aos companheiros de arbitragem de SC pelo apoio e pela participação no curso.

“Gostaria de agradecer a toda Federação pelo trabalho, é um prazer estar como diretor de Arbitragem da CBB, mas minha casa sempre vai ser a FCB e o basquete catarinense”.
Todos os eventos da FCB são realizados em parceria com a Trimania. A Clínica contou também com apoio do EsporteSC que realizou a transmissão para a arbitragem do estado.

Texto, fotos e arte: Lucas Inácio / FCB

+ NOTÍCIAS
Área do Clube Área do Oficial