Noticias

FCB apoia ação para transformar Florianópolis em Amiga da Pessoa Idosa 10/03/2020 15:05

A Federação Catarinense de Basketball (FCB), por meio da FCB Social, está patrocinando uma ação que visa melhorar a qualidade de vida da população idosa de Florianópolis. Nesta quarta-feira (11), a partir das 13h, será realizada a coleta de dados que servirão de base para o Diagnóstico e Plano Municipal de Estratégia para a Pessoa Idosa no Largo da Alfândega, no Centro da cidade. Às 13h30, teremos uma cerimônia com o presidente da FCB, Fábio Deschamps, e os representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social e do comitê gestor da EBAPI - Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa.

A coleta de dados será feita ao longo do dia, com uma equipe no Largo da Alfândega explicando ao público o projeto, ouvindo as pessoas e realizando o questionário com os idosos que se voluntariam a respondê-lo.

A EBAPI é um programa que tem como objetivo preparar os municípios do país para o envelhecimento da população, atendendo suas demandas relacionadas a espaço físico, transporte, moradia, saúde, educação, comunicação, informação, inclusão social, respeito, entre outros fatores. Neste processo, são cinco selos que a cidade recebe de acordo com as ações desenvolvidas. Florianópolis irá para a segunda etapa que são:

  • •1º - adesão à EBAPI;
  • •2º - elaboração do Diagnóstico e o Plano Municipal da Estratégia (o evento é sobre esse momento);
  • •3º - aprovar na Câmara de Vereadores e transformar em Lei;
  • •4º e 5º - implantação do Plano Municipal.
  •  

O passo desta quarta-feira é importante para que Florianópolis tenha base para executar o Fundo do Idoso, que possibilita ao Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa lançar editais para captação de recursos via renúncia fiscal do Imposto de Renda.

FCB Social já é referência

Menos de um ano e meio após a criação do Centro Dia da Pessoa Idosa, a FCB Social (setor de assistência social da Federação Catarinense de Basketball) já é referência no cuidado com a terceira idade. Atualmente o centro atende a 16 pessoas com idade 60 anos ou mais, em situação de vulnerabilidade ou risco social. Lá, desenvolve atividades coletivas, sociais e comunitárias com o apoio na administração de medicamentos prescritos por médicos, alimentação, higiene e cuidados pessoais, entre outras ações.

Além disso, a FCB já realizou quatro editais de apoio a entidades de assistência social que já atenderam 80 projetos. O objetivo é realizar mais três editais ao longo de 2020. Essas e todas as ações da FCB Social só são possíveis graças à parceria entre FCB e Trimania.

 

Texto: Lucas Inácio / FCB
Foto: Victor Guião / Hangar AudioVisual

+ NOTÍCIAS
Área do Clube Área do Oficial