Noticias

Estaduais Sub-17 abrem a temporada 2019 do basquete em Santa Catarina 29/03/2019 15:51

Nesta sexta-feira (29), vai começar a temporada do basquete em Santa Catarina, com o início dos Campeonatos Estaduais Sub-17 masculino e Feminino. Neste primeiro fim de semana de competições serão 19 partidas, uma pequena parte dos mais de 1,3 mil jogos que a Federação Catarinense de Basketball (FCB) vai promover ao longo de 2019 contando com os 12 campeonatos estaduais, taças, copas, Sul-Brasileiros e os torneios das sete ligas regionais de basquete filiadas à FCB.

Quando o assunto é número de equipes inscritas nos estaduais, o basquete de Santa Catarina continua com altos números: 188. Com isso, a expectativa é que aproximadamente 3 mil atletas disputem os estaduais da Federação Catarinense de Basketball ao longo de 2019, mantendo a consistência do projeto que cresceu com a parceria Trimania que, quando começou em 2011, contava com cem times inscritos.


Arte: Lucas Inácio / Assessoria FCB

Mais jogos em busca da excelência

As duas primeiras competições da temporada são os Campeonatos Estaduais Sub-17 que trazem novidades em sua fórmula de disputa, definida pelos próprios técnicos e dirigentes na assembleia geral do dia 22 de fevereiro. Com menos grupos, as equipes poderão disputar mais jogos pelo estado e medir forças com destaques de outras regiões, proporcionando aos atletas outras experiências e estimulando seu desenvolvimento técnico.

No Sub-17 masculino, as 16 equipes serão divididas em duas chaves: o Grupo A (com cinco times mais ao Oeste de SC) e o Grupo B (com 11 times mais ao litoral catarinenses). A primeira chave disputará jogos em turno e returno com três classificados para as semifinais, enquanto o segundo será turno único com cinco classificados para a próxima fase. As semifinais serão disputadas em dois quadrangulares com duas equipes de cada indo para as finais que serão disputadas em mais um quadrangular. Cada time terá, no mínimo, oito jogos, podendo chegar a 16 para os times que alcançarem às finais ( clique aqui para mais informações ).

Já no Sub-17 Feminino, o campeonato será disputado por nove equipes em chave única, todas contra todas em turno e returno. As quatro melhores classificadas disputam o quadrangular final e farão 19 jogos na competição ( clique aqui para mais informações ). Mais tempo em quadra, maior desenvolvimento de atletas, melhor nível técnico.


Arte: Lucas Inácio / Assessoria FCB

Foto Destaque: Dinalberto Moreira / SECEL Jaraguá do Sul
Texto e Artes: Lucas Inácio / Assessoria FCB

+ NOTÍCIAS
Área do Clube Área do Oficial