Noticias

Enaldo Batista de Souza é nomeado coordenador de Arbitragem da CBB 29/05/2021 14:32

O árbitro do quadro da Federação Catarinense de Basketball, Enaldo Batista de Souza, é o novo coordenador de arbitragem da Confederação Brasileira de Basketball. Anunciada no início do mês, a nomeação foi oficializada no último dia 14 e se dá após seu antecessor, Vander Lobosco, se tornar gerente de Arbitragem da FIBA Américas. Ambos foram ministrantes da Clínica SC de Padronização de Arbitragem no início do mês .

Enaldo de Souza já atuava, junto com Lobosco, como instrutor na gestão anterior da CBB e tem experiência de mais de 30 anos na área. É árbitro internacional, comissário e instrutor da FIBA, além de instrutor e consultor da FCB. Em sua carreira extensa, já atuou em Jogos Pan-Americanos, Pré-Mundiais, Sul-Americanos, NBB, além de diversos Campeonatos Estaduais e Jogos Abertos.

“Me sinto muito feliz e ao mesmo tempo desafiado, pois tenho a função de organizar e orientar toda a arbitragem brasileira. É um país de dimensão continental, são 27 federações e mais de 2 mil oficiais de arbitragem, isso delega uma responsabilidade muito grande. Já tinha experiência na parte educacional, como instrutor, mas agora também lido com a parte administrativa e conto com uma equipe de pessoas que se doam e me ajudam em todos os sentidos para que possamos realizar esse trabalho”.


Enaldo de Souza foi um dos instrutores da Clínica de Padronização de Arbitragem 2021 (foto: Lucas Inácio/FCB)

Carioca de nascimento, o novo coordenador da CBB atua em Santa Catarina desde 1994, um ano antes da criação da FCB. Essa bela história de 27 anos resultou na sua condecoração como benemérito do basquete catarinense, em 2019, sendo eternizado na história da modalidade.

“O basquete catarinense foi a mola propulsora de tudo, apesar de ter iniciado como atleta no Rio de Janeiro, minha carreira na arbitragem foi toda construída em Santa Catarina. Foi aqui que eu iniciei, que cheguei a árbitro internacional, virei instrutor da Confederação e comissário da FIBA, então o basquete do estado foi o responsável por toda a experiência que eu tive e continuo tendo, pois a gente sempre aprende mais. Espero realizar bem essa nova função enquanto eu estiver nela e, apesar de todas as dificuldades impostas pela pandemia, estou motivado para fazer um grande trabalho”, concluiu.

Santa Catarina é uma das referências em arbitragem do país, com sua qualidade e enorme campo de atuação. Foram mais de 1,3 mil jogos nas competições estaduais nas três temporadas anteriores à pandemia e mais 1 mil realizadas pelas sete ligas regionais filiadas à FCB. Para isso conta com 153 profissionais capacitados para atuar como árbitro, oficial de mesa e representantes, vários destes de categoria internacional.

Com a ida de Guilherme Locatelli para as Olimpíadas de Tóquio, será a quarta vez consecutiva que um profissional do quadro estadual atua no maior evento esportivo do mundo. Todo o trabalho de formação, capacitação e profissionalização da arbitragem é possível graças à parceria da FCB com a Trimania.


Enaldo de Souza, foi condecorado como Benemérito da FCB em 2019 (foto: Carlos Pontalti)

Texto: Lucas Inácio / FCB

+ NOTÍCIAS
Área do Clube Área do Oficial