Noticias

Emoção e união marcam inauguração do Centro FCB de Convivência e Fortalecimento de Vínculos 28/09/2019 17:38

A manhã deste sábado (28) foi de muita emoção para a Vila União, comunidade do Norte de Florianópolis, com a inauguração do Centro FCB de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (CCFV). O evento celebrou a união da Federação Catarinense de Basketball, Polícia Militar de Santa Catarina e Prefeitura Municipal de Florianópolis em prol da comunidade que resultou na inauguração da instituição coordenada pela FCB Social e que vai atender 80 crianças de 6 a 12 anos no contraturno escolar com reforço pedagógico, basquete, música, dança, informática em uma das comunidades mais violentas da Capital até a Operação Mãos Dadas, da PM, em 2018.

“Como a gente diz no popular, a Federação chegou forte, fazendo sempre o melhor, se desse para melhorar algo, faziam de novo e é nisso que eu acredito: quando se trata das crianças a gente tem que fazer o melhor mesmo. Obrigado ao trabalho da PM que foi um transformador social, à Prefeitura pelo apoio e obrigado pela oportunidade de representar essa comunidade, eu tenho orgulho da Vila União e orgulho de ser manezinho. É momento de olhar para frente e de aproveitarmos tudo que está acontecendo para mudar e transformar”, falou emocionado o presidente da presidente da Associação de Moradores da Vila União, Ronnie de Souza.

Os moradores da Vila União puderam conhecer os dez espaços do Centro de Convivência revitalizado pela FCB, que também revitalizou a quadra poliesportiva, o posto da PMSC e está finalizando a Sede da Associação de Moradores da Vila União. As obras começaram no início de junho e contaram com mão de obra contratada na própria comunidade, envolvendo ainda mais os moradores ao projeto. O investimento total foi de R$ 700 mil e é resultado da parceria entre FCB e Trimania.

“Nós tivemos o prazer de iniciar, em 2018, a FCB Social que formalizou e intensificou todas as ações sociais que a Federação e a Trimania faziam. De lá para cá, inauguramos o Centro Dia da Pessoa Idosa e fortalecemos entidades de assistência social com mais de R$ 400 mil por meio de editais. Hoje foi mais um passo com o Centro de Convivência da Vila União, com o investimento em uma estrutura grande que envolve os funcionários, as crianças atendidas e todo o trabalho em conjunto com a comunidade, é uma realização enorme e o começo de um grande trabalho”, falou o presidente da FCB Fábio Deschamps.

O CCFV contará com uma equipe de 16 profissionais de diversas áreas para o trabalho e acompanhamento das crianças no dia a dia. O time tem psicóloga, assistente social, psicopedagoga, pedagoga, duas cozinheiras, três auxiliares de serviços gerais, professor de educação física, nutricionista e mais cinco educadores.

Um ano Operação Mãos Dadas

A celebração também foi para a Polícia Militar que completou um ano da Operação Mãos Dadas, ação que trabalha de forma preventiva contra a violência em regiões críticas da Capital. Após o trabalho de segurança realizado, a PMSC encontrou na Federação Catarinense de Basketball e na Prefeitura de Florianópolis dois parceiros e foi justamente a operação que deu o primeiro passo da caminhada que culminou na inauguração deste sábado na Vila União.

“A gente agradece à Federação, à Prefeitura, aos comerciantes que apoiaram o projeto e minha continência à comunidade. Eu sei o que representou para vocês ficar do nosso lado, sabíamos da nossa responsabilidade e que não poderíamos falhar com vocês. Hoje a Vila União é um exemplo da sociedade que queremos e que é possível transformar a vida das pessoas”, falou o comandante-geral da PMSC, coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior.

Destaque também para as homenagens à capitã Gabriela Bortolini, comandante da operação e principal articuladora do projeto, que foi lembrada por todas as autoridades e pela própria comunidade. Além disso, toda a cerimônia foi abrilhantada pela Banda da Polícia Militar, cavalaria e canil.


Presidente da FCB, Fábio Deschamps, durante discurso na Vila União

Já a Prefeitura de Florianópolis cedeu o espaço para a construção do CCFV, dentre outras contribuições ao longo do processo. Em sua fala, o Prefeito Gean Loureiro destacou a comunhão entre a comunidade e as três instituições (Federação, Polícia Militar e Prefeitura) em prol da população da Vila União.

“Os colabores da Federação identificaram na prefeitura um parceiro para cumprir com qualidade a missão de não ser apenas uma instituição esportiva, mas uma federação social e não se tem mais questionamento disso em Florianópolis. Nós sedemos a área e a construção deste espaço foi toda realizada e será gerida por esta parceira”, falou o prefeito Gean Loureiro que exaltou o trabalho em conjunto das três instituições.

O Centro FCB de Convivência e Fortalecimento de Vínculos inicia seus trabalhos na próxima segunda-feira (30). Que seja o início de um novo ciclo para a comunidade da Vila União.

Texto e Fotos: Lucas Inácio / FCB

+ NOTÍCIAS
Área do Clube Área do Oficial