Noticias

Dia do Amigo: Unidos pelo basquete 20/07/2020 15:03

O atleta e a bola; a técnica e sua prancheta; o árbitro e seu apito; a oficial de mesa e a súmula; o limpador de quadra e o rodo. Cada profissional tem sua companhia inseparável, mas no fundo sabemos que amizades mesmo são com as pessoas que dividem essa jornada conosco e que foram unidas pelo basquete.

Vocês lembram como foi primeira aula na escolinha? O primeiro dia no curso de formação de arbitragem? A reunião de apresentação da nova comissão técnica? A apresentação oficial do elenco em um novo clube?

Tímidas, as crianças escondem o rosto dentro do colete. Formais, os adultos se apresentam com os apertos de mão. São vários rostos desconhecidos naquele ambiente e durante um tempo fica uma certa tensão no ar, mas ela geralmente é quebrada pela primeira piada. Todos riem, o clima fica mais leve e o caminho está aberto.

A partir dali o convívio diário nos faz conhecer melhor aqueles companheiros: o sotaque, o temperamento, os gostos, os gestos e assim as afinidades vão surgindo. Quando chegam as competições, vêm as viagens, os momentos de dificuldade e a ajuda daqueles que estão ao nosso lado e vemos com mais frequência que a nossa família. É difícil definir o dia em que nos tornamos amigo ou amiga de alguém, mas sempre lembramos daquele primeiro dia em que nós e aqueles rostos desconhecidos fomos unidos pelo basquete.

A Federação Catarinense de Basketball deseja um Feliz Dia do Amigo à comunidade do Basquete SC e da FCB Social – também unida pelo basquete. E um abraço especial à Trimania, nossa parceira incondicional há 11 anos.

Texto e arte: Lucas Inácio / FCB

+ NOTÍCIAS
Área do Clube Área do Oficial