Noticias

Com consenso entre FCB e clubes, retorno dos Estaduais será avaliado em agosto 15/07/2020 21:03

A Federação Catarinense de Basketball (FCB), clubes e ligas filiadas realizaram Reunião Técnica para informes e avaliação dos Campeonatos Estaduais 2020, nesta quarta-feira (15). No encontro, os presentes pré-formataram as competições de algumas categorias, mas com a seguinte decisão em comum acordo: nenhuma competição será iniciada sem a total segurança de atletas, comissão técnica, árbitros e outras partes envolvidas. Nestas condições, clubes apresentaram sua intenção de participar e a FCB anunciou as ações de apoio, porém datas de retorno não foram definidas. Um novo encontro será realizado no início de agosto para reavaliação da situação no estado e de cada equipe.

Agendado desde o dia 8 de junho, o evento reuniu clubes, ligas e Federação para organizar um possível retorno ao basquete. A pré-formatação dos Estaduais Adulto, Sub-19 e Sub-17 visou diminuir ao máximo o número de jogos, os deslocamentos e alojamentos de clubes, priorizando jogos perto e isolados (o chamado bate-e-volta). Com isso, a fórmula de competição foi definida de forma maleável para ser disputada de acordo com o tempo disponível incluindo a preparação dos times. Já o retorno das categorias Sub-15, Sub-13 e Sub-12 está totalmente condicionado ao retorno das aulas.

“Nesta reunião fizemos uma consulta sobre a fórmula de disputa das competições dentro de uma possível situação futura, mas foi principalmente para mostrar que estamos juntos dos clubes, apoiando e priorizando a saúde de todos, sempre avaliando cada situação com muito cuidado e compreensão” disse o vice-presidente da FCB, Sérgio Carneiro. “Agradecemos a todos os dirigentes e técnicos presentes por entenderem que a Federação não vai tomar nenhuma decisão unilateral, com certeza vocês vão participar de todo o processo do reinício das atividades e podem contar com a gente para o que precisar” concluiu o Diretor Técnico da FCB, Luiz Gastão Dubois.

O presidente da FCB, Fábio Deschamps, reafirmou que a preocupação é com a saúde dos atletas e anunciou que na volta das competições será disponibilizado aos clubes um kit com máscaras personalizadas, squeezy individual, termômetro digital, álcool em gel e outros materiais preventivos. Como auxílio financeiro aos clubes, a Federação irá arcar com todos os custos de deslocamento e alojamento das fases finais que virem a ser realizadas, além de toda a taxa de arbitragem da competição como o previsto na reunião técnica realizada no início de março, anterior à quarentena.

Entre esclarecimentos de dúvidas e contribuições, a avaliação dos clubes foi positiva mostrando mais uma vez a união da comunidade do basquete catarinense. “Eu fico muito feliz de ver a capacidade de gestão e a lucidez das pessoas envolvidas no nosso basquete, queria parabenizar demais pelo cuidado e pelo trato com a vida humana, com todas as crianças em só voltar quando estiver tudo bem. Estar em quadra é o que a gente mais gosta e o que as meninas mais querem, mas o mais importante de tudo é ter saúde e preservar a vida”, falou o técnico do Basquete Feminino Blumenau e assistente da Seleção Brasileira Adulta, João Camargo Neto.

Texto e arte: Lucas Inácio / FCB

+ NOTÍCIAS
Área do Clube Área do Oficial