Noticias

Centro Dia da Pessoa Idosa adapta alimentação e atividades para o verão 04/02/2020 17:58

Para a maioria das pessoas, o verão é a melhor época do ano. Passar o dia na praia e fazer viagens para quem está de férias, oportunidade de negócios e trabalho para quem vive em Santa Catarina, que recebe milhões de visitantes por temporada. Porém, o verão só é assim por causa do calor e, mesmo que tenha várias coisas boas, é uma época requer cuidados, principalmente com os idosos.

No Centro Dia da Pessoa Idosa (CDPI), entidade coordenada pela Federação Catarinense de Basketball, algumas adaptações para atender melhor nesta época do ano. Além do cuidado com a exposição ao sol e atividades físicas mais moderadas, a alimentação foi adaptada de acordo com um planejamento especial que atendesse às necessidades.

“Planejamos uma alimentação mais leve e refrescante, incentivando o aumento do consumo de frutas, sucos e líquidos. Mudamos a alimentação junto com a estação do ano, buscando assim trazer as frutas da época para o aumento da disponibilidade de nutrientes e vitaminas que o corpo necessita”, explicou a nutricionista do CDPI, Clarissa Cunha.

O trabalho foi desenvolvido em conjunto com os profissionais do Centro para que todas as áreas seguissem uma linha de trabalho, da alimentação aos exercícios físicos. Por isso, pedimos algumas dicas à equipe sobre os cuidados necessários:

  • * Usar roupas adequadas, leves e claras de preferência;
  • * Fazer atividades físicas ou caminhadas pela manhã. Respeitando a capacidade do idoso, sempre acompanhado de um familiar ou cuidador. Evitando sol das 10h às 16 horas;
  • * Beber bastante água, mesmo quando não sentir vontade de tomar água. Pois o excesso de calor e a desidratação podem causar tonturas, quedas de pressão e perda da consciência;
  • * Usar filtro solar, principalmente no rosto, braços e pernas. Uso diariamente é muito importante pois assim evita queimaduras e câncer de pele;
  • * Evitar o consumo de bebidas com cafeína, pois contribuem para a desidratação;
  • * Alimentação balanceada, com uma oferta um pouco maior de frutas, legumes e verduras (evitar o consumo de alimentos pesados, como excesso de carnes e feijoada);
  • * Evitar mudanças bruscas de temperatura.
  •  


Alimentação é um dos grandes cuidados com os idosos do Centro Dia no verão (foto: Divulgação / FCB)

Além disso, Cunha ressalta que a alimentação saudável passa muito por aproveitar os vegetais da estação, o que podem ajudar também na saúde financeira. “É extremamente importante consumirmos frutas e hortaliças da época, pois somos beneficiados por alimentos mais saborosos e aromáticos, ricos em nutrientes, com menos agrotóxicos e pesticidas, e, além disso, sai mais barato nas compras do mês”.

A nutricionista ainda recomenda seguir os dez passos para uma alimentação saudável, orientação dada pelo Ministério da Saúde para o cuidado com idosas e idosos:

  1. 1- Fazer três refeições ao dia (café da manhã, almoço e jantar) e, caso necessite de mais, fazer outras refeições nos intervalos.
  2. 2- Dar preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural. Incluir nas principais refeições alimentos como arroz, milho, batata, mandioca/aipim.
  3. 3- Incluir frutas, legumes e verduras em todas as refeições ao longo do dia.
  4. 4- Comer feijão com arroz, de preferência no almoço ou no jantar.
  5. 5- Incluir carnes, aves, peixes e ovos, leite e derivados em pelo menos uma refeição durante o dia. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis.
  6. 7- Beber água mesmo sem sentir sente, de preferência nos intervalos das refeições.
  7. 8- Evitar bebidas açucaradas (refrigerantes, sucos, e chás industrializados), bolos e biscoitos recheados, doces e outras guloseimas como regra da alimentação.
  8. 9- Ficar atento ás informações nutricionais dos rótulos dos produtos processados e ultraprocessados para favorecer a escolha de produtos alimentícios mais saudáveis.
  9. 10- Sempre que possível, comer acompanhado(a) de alguém.



Ceia de Natal 2019, Centro Dia da Pessoa Idosa (Foto: Adriano Krischke / FCB)

O Centro Dia da Pessoa Idosa é coordenado pela FCB Social, setor de assistência social da Federação Catarinense de Basketball, em parceria com a Trimania.

Texto: Lucas Inácio / FCB

+ NOTÍCIAS
Área do Clube Área do Oficial