Noticias

CCFV comemora primeiro aniversário com a comunidade da Vila União 26/09/2020 16:42

Nesta sexta-feira (25), foi dia de celebrar o primeiro ano do Centro FCB de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Vila União, em Florianópolis. As atividades foram realizadas respeitando as medidas de prevenção e de distanciamento social seguindo o sistema drive thru implantado durante a pandemia assim como a entrega do almoço e do bolo de 5 metros preparado especialmente para a data. Além disso, um almoço foi realizado entre a diretoria da Federação Catarinense de Basketball e os funcionários do Centro em uma confraternização.

O aniversário será na segunda-feira (28), mas a comemoração foi antecipada para que mais crianças e pessoas da comunidade pudessem participar e dar seus agradecimentos à equipe de trabalho do CCFV após um primeiro ano de trabalho e mudanças na comunidade, principalmente em um ano difícil.

“Eu acho que foi algo transformador para cada um de nós e para a comunidade e se fosse para avaliar esse primeiro ano em uma palavra seria ‘transformação’, pois transformou o nosso cotidiano e a vida das famílias. As crianças desenvolveram a parte cognitiva e outras habilidades, tudo isso num período que a escola estava ausente por causa da pandemia, mas nós conseguimos nos reinventar com a jornada nesse sistema drive thru e hoje recebemos o muito obrigado deles por estarmos do lado no momento mais difícil, dando alimentação às crianças, entregando atividades e, principalmente, fortalecendo os vínculos que é o nosso papel”, avaliou a coordenadora do CCFV Alessandra Lima.

Veja as fotos em alta definição no nosso Flickr

Foi preparado um circuito na quadra com o tema ecologia, para ser feito pelas crianças individualmente e acompanhadas por um dos educadores. Além dos protocolos de segurança como máscara e álcool em gel, as crianças tiveram que levar a bolsa ecológica que foi entregue nas semanas anteriores como parte do projeto de preservação do meio ambiente. Esse é um exemplo do trabalho diário da equipe, cuidado, carinho e confiança que a equipe de trabalho desenvolveu com a comunidade.

“Chegamos ao nosso primeiro ano felizes com toda dedicação e trabalho ao longo desse período. Levantar o prédio e reformar as instalações era a parte mais fácil, mas conseguir criar o vínculo com a comunidade e desenvolver os diversos projetos com as crianças era o grande desafio e foi alcançado por todos vocês que estão aqui no dia-a-dia, por isso só temos a parabenizar e agradecer”, falou o presidente da FCB Fábio Deschamps durante o almoço com a equipe.

Depois de um primeiro ano de transformação e adaptações devido à pandemia, as perspectivas para o próximo ano são de retomada das atividades e desenvolvimento de novos projetos.

“A expectativa é de que a gente possa fazer a retomada com todos os protocolos de segurança e que a gente consiga seguir desenvolvendo esse trabalho da consciência ambiental, uma parceria nossa com a Comcap, tem o projeto da nossa horta comunitária e também na inclusão digital que vimos uma necessidade muito grande das crianças estarem mais inseridas nessa área e ampliar para as famílias, numa parceria com o CRAS”, completou a coordenadora do CCFV.

Texto e fotos: Lucas Inácio / FCB

+ NOTÍCIAS
Área do Clube Área do Oficial