Noticias

Brusque recebe quadrangular final da Copa SC Adulto Masculino de basquete 11/07/2019 17:33

A Federação Catarinense de Basketball realiza o quadrangular final da 12ª edição da Copa Santa Catarina Adulto Masculino entre esta sexta-feira e domingo (12 a 14 de julho), em Brusque. Além da A.D. Brusque, anfitriã da fase final, APAB / Blumenau, ACOB (Concórdia) e Joinville Blackstar estão na disputa pelo segundo troféu da modalidade na temporada 2019, o último antes do início do Campeonato Estadual.

A Copa SC tradicionalmente marca o retorno das equipes das ligas nacionais ao calendário estadual e, neste ano, o estado bateu o recorde com a participação de quatro times masculinos nestes torneios: Basquete Joinville (NBB), APAB Blumenau (Liga Ouro), A.D. Brusque e Joinville Blackstar (Campeonato Brasileiro CBB). Além destes, destaca-se a participação do Basquete Feminino Blumenau que representou o estado na LBF.

Quem briga pelo título

A anfitriã do torneio é a A.D. Brusque que chega às finais da competição como líder do Grupo B. Para isso, o time derrotou, fora de casa, a Unisociesc / Joinville, representante catarinense nos dois últimos NBBs e atual campeã da Copa SC. Vale destacar que o time brusquense vem com a base do time que foi quarto colocado do Campeonato Brasileiro da CBB, no início de junho.

A APAB / Blumenau, atual bicampeã Estadual, chega à Copa SC com comando e elenco renovado após a disputa da Liga Ouro no primeiro semestre. A campanha não foi a esperada e os blumenauenses buscam a recuperação justamente nos campeonatos internos. A classificação para o quadrangular final foi conquistada como líder do Grupo A, disputado em casa, contra fortes equipes como o Blackstar e o Grande Florianópolis Basket, campeão da Taça FCB.

O Joinville Blackstar busca se firmar de vez entre os grandes do basquete de Santa Catarina após a medalha de bronze no Campeonato Estadual 2018, resultado que permitiu ao time a condição de disputar o Campeonato Brasileiro da CBB, sua primeira disputa em liga nacional. A Copa SC pode ser essa oportunidade de levantar um troféu e a vaga na decisão veio no Grupo A com a campanha de segundo melhor colocado.

Já a ACOB foi líder do Grupo C que contava com os times do Oeste e Meio-Oeste. O resultado possibilitou ao terceiro colocado da Taça FCB competir por mais uma medalha em uma competição estadual e, desta vez, o time quer outra cor. O desafio será grande, mas com um trabalho consistente nos últimos anos, a ACOB tenta alçar voos mais altos a começar por agora.

Cestinhas

Além da disputa pelo título, a briga pelo prêmio de maior pontuador da Copa SC também está acirrada. Nada menos que quatro jogadores estão na briga pelo troféu, dos quais se destacam: Gabriel Mascelani (ACOB, 67 pontos); Leandro Silva (Blackstar, 63 pontos); Bruno Lazaris (Blumenau, 56 pontos) e Gustavo Assunção (Blumenau, 51 pontos). Correndo por fora estão outros três atletas têm entre 40 e 45 pontos.

A Copa Santa Catarina Adulto Masculino é realizada pela Federação Catarinense de Basketball com o apoio da Trimania. Todos os jogos terão transmissão na página da FCB no Facebook pelo endereço www.facebook.com/basketfcb em parceria com a Destaques TV.  Clique aqui e confira a tabela e os resultados da Copa SC Adulto Masculino.

Texto: Lucas Inácio / FCB
Foto: Sidnei Batista / Basquete Blumenau

+ NOTÍCIAS
Área do Clube Área do Oficial