Noticias

Basquete de Santa Catarina confirma cinco equipes nas ligas nacionais em 2021 28/01/2021 10:16

Assim como o planejado para 2020, cinco times de Santa Catarina estão confirmados nas principais competições nacionais do basquete brasileiro em 2021. O BFB Blumenau será o representante na Liga de Basquete Feminino (LBF) que começa em março, enquanto Joinville Blackstar, Basquete Blumenau, Brusque Basquete e Basquete Joinville disputam o Campeonato Brasileiro, competição organizada pela CBB com início já em fevereiro. A participação das equipes tem o apoio da Federação Catarinense de Basketball e da Trimania.

A primeira competição será o Campeonato Brasileiro que começa em fevereiro conforme divulgou a CBB . Os primeiros a entrar em quadra são Joinville Blackstar e Basquete Blumenau, campeão e bronze, respectivamente, do Estadual 2020. As duas equipes disputam, em Goiânia (GO), o primeiro turno da Conferência Gérson Victalino (amarela) entre os dias 8 e 13 de fevereiro. O returno do grupo será disputado exatamente um mês depois, no Rio de Janeiro, entre 8 e 13 de março.

Já o Brusque Basquete e Basquete Joinville, que estão na Conferência Hélio Rubens (verde), disputam o primeiro turno de 23 a 28 de fevereiro, em Ponta Grossa (PR). O returno será exatamente um mês depois, de 23 a 28 de março, na Arena Brusque, com o estado recebendo o encerramento da primeira fase. Cada conferência possui seis times, todos se enfrentam em turno e returno. Além disso, 11 árbitros do quadro catarinense foram relacionados para a competição .

O Basquete Feminino Blumenau, que vem de bons resultados nas edições de 2019 e 2018, anunciou a confirmação de sua participação nesta semana e deve estrear em março. A previsão é que a competição inicie em 8 de março, Dia Internacional das Mulheres, e vá até agosto.

Apoio que fortalece

Desde a temporada 2016/2017, a parceria FCB/Trimania viabiliza a participação das equipes catarinenses nas ligas nacionais. Naquele ano, Blumenau retornou à LBF, disputando a elite do basquete feminino desde então. No masculino o Basquete Joinville, Blumenau e Brusque disputaram a antiga Liga Ouro. Os joinvilenses garantiram o acesso e competiram o NBB por duas temporadas consecutivas. Em 2019, com o retorno do Campeonato Brasileiro, Brusque e Joinville Blackstar (estreante em competições nacionais) representaram o estado. Nesse período, Blumenau disputou a Liga Ouro.

Em 2020, as quatro equipes masculinas estavam confirmadas para o Campeonato Brasileiro que foi cancelado devido à pandemia e um ano depois, junto com BFB Blumenau na LBF, todas retornam para a competição. “O basquete do nosso estado é forte na base e tem muita história no adulto, por isso é importante ter equipes que representem Santa Catarina nas Ligas Nacionais, fortalece nossos clubes, nossa arbitragem, nossa imagem, eleva o nível do basquete jogado aqui e dá aos atletas da base a perspectiva de serem profissionais seja no feminino ou no masculino”, falou o presidente da FCB, Fábio Deschamps.

Texto e arte: Lucas Inácio / FCB

+ NOTÍCIAS
Área do Clube Área do Oficial