Noticias

Atletas do basquete catarinense criam Comissão Estadual da categoria 18/09/2020 19:11

Os atletas do basquete de Santa Catarina oficializaram a formação da Comissão Estadual de Atletas em reunião realizada na sede da Liga de Basketball do Vale do Itajaí (LIBAVI), em Itajaí, na noite da última quinta-feira (17). O encontro definiu a formação com Rafael Mueller (AJAB) como representante titular, Luiz Henrique Semmke (Basquete Blumenau) como 1º suplente, Thuanny Mackowiesky (ADIEE) como 2ª suplente e André Bambu (Basquete Joinville) como porta-voz. Os atletas foram indicados pelos clubes filiados e terão mandato de dois anos.

“Muito interessante essa iniciativa que permite aos atletas terem essa voz dentro da Federação e, consequentemente, da Confederação. A classe é importante para a modalidade, merece ser ouvida e a forma como isso está sendo feito, por intermédio da comissão, é relevante. Fico muito honrado em ser o representante em Santa Catarina, é uma responsabilidade grande pois são muitos atletas nos dois naipes, mas estou feliz em poder ajudar nessa ligação com a FCB”, falou Mueller.

A ação estava prevista em estatuto e segue as orientações da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) sendo realizada também por outras federações do país. O objetivo é que jogadores e jogadoras tenham cada vez mais participação nas decisões da modalidade, possuindo direito a voto em assembleias gerais da FCB e da CBB. Para atender a essas demandas, o grupo já organiza formas de se reunir virtualmente para debater ideias e iniciar conversas.

“Semana que vem já vamos ter um grupo com os representantes de cada time para que todos possam se manifestar e nós, como representantes, façamos isso chegar à Federação. Muitas vezes os dirigente pensam mais nas questões burocráticas e deixam passar alguns detalhes no dia-a-dia da quadra que os atletas notam mais e possam reivindicar, agora com essa voz forte que é a comissão”, completou Mueller.

Em 2019, mais de 3,5 mil atletas participaram das 12 categorias dos Campeonatos Estaduais da em Santa Catarina, sendo uma das federações mais ativas do país. Para o presidente da FCB Fábio Deschamps, a formação da comissão é um passo essencial para o aprimoramento da modalidade no Estado.

“Nós habitualmente lidamos com dirigentes e técnicos, mas algumas demandas específicas dos atletas não chegam e a partir da criação dessa comissão sabemos que jogadores e jogadoras podem nos trazer algo que está acontecendo em seus ambientes, ideias, problemas, soluções. Isso tudo vai ajudar no desenvolvimento do nosso basquete”.

Texto e arte: Lucas Inácio / FCB

+ NOTÍCIAS
Área do Clube Área do Oficial