Noticias

Árbitro FCB, Guilherme Locatelli é convocado para as Olimpíadas de Tóquio 2020 11/03/2020 16:15

Na última semana, a brilhante carreira do árbitro catarinense Guilheme Locatelli ganhou mais um capítulo: a convocação para os Jogos Olímpicos 2020. Locatelli foi convocado pela FIBA para atuar nos jogos de Tóquio, a partir do dia 24 de julho, nesta que será sua segunda Olimpíada, sendo a primeira na Rio 2016.

O árbitro vem de uma temporada marcante em 2019, quando atuou em seis partidas da Copa do Mundo Masculina Adulta, incluindo as de abertura (Sérvia 105 x 59 Angola), a quarta-de-final que eliminou os Estados Unidos da competição (França 89 x 79 EUA) e uma das semifinais (Espanha 95 x 88 Austrália, considerado o melhor jogo do torneio).

“A gente começa a carreira pensando apenas no dia-a-dia e as coisas aconteceram. Esse sonho de chegar a uma Olimpíada e a uma copa do mundo foi se materializando pouco a pouco e só se tornou verdade muito tempo depois, quando eu vi que tinha condição de traçar esse caminho, não é algo que a gente pensa no início, pois é um caminho longo a se seguir”, falou Locatelli em entrevista ao programa Caminho Para Tóquio, da rádio CBN Diário.


Locatelli durante a final do Estadual Adulto Feminino 2019, em Jaraguá do Sul (Foto: Lucas Inácio / FCB)

Árbitro internacional desde 2010, além da Olimpíada do Rio, Locatelli já atuou três Copas do Mundo adultas (duas Masculinas e uma Feminina), quatro Copas do Mundo de categorias base, além de jogos de eliminatórias, sul-americanos, Finais de Ligas Nacionais, entre outras competições.

Essa extensa carreira iniciou no Clube Doze de Agosto, em Florianópolis, quando atuava nas categorias de base do clube, e foi convidado para apitar um torneio infantil aos 14 anos. Aos poucos tomou gosto pelo apito e, aos 19 anos, trocou o time pela equipe de arbitragem, quando ingressou no quadro da Federação Catarinense de Basketball.

“A FCB é um ponto fora da curva e eu tenho sorte de estar vinculado a ela, iniciei minha carreira nela e pretendo encerrar nela”, afirmou Locatelli que participou da Clínica de Padronização de Arbitragem na última sexta-feira e compartilhou experiências com os colegas.

A entrevista completa com o jornalista Chico Lins para a CBN Diário você confere clicando aqui .

Texto: Lucas Inácio / FCB
Foto: Adriano Krischke / FCB

+ NOTÍCIAS
Área do Clube Área do Oficial