Noticias

Arbitragem da FCB tem 153 profissionais e vem com novidades em 2020 09/03/2020 18:04

A Federação Catarinense de Basketball (FCB) terá 153 oficiais de arbitragem à disposição em 2020. Nesta sexta-feira e sábado (6 e 7 de março), a FCB promoveu sua Clínica de Padronização de Arbitragem, em Florianópolis, evento anual e obrigatório realizado para qualificar seu quadro de profissionais que terá 72 árbitros, 60 oficiais de mesa e 21 representantes para a temporada.

Durante o encontro foram trabalhadas diversas áreas como atualização de regras, condicionamento físico, qualificação técnica e teórica, trabalho em equipe, entre outras. Para aprimorar os profissionais de Santa Catarina, a FCB recorreu a ministrantes qualificados: Vander Lobosco Nunes Junior (Diretor de Arbitragem da CBB), Enaldo Batista De Souza (Instrutor de Arbitragem da CBB e Consultor da FCB), Ramiro Inchauspe (Coordenador de Aptidão Física da FIBA Américas), Pablo Barbian (coordenador de Aptidão Física CBB) e a empresária Priscilla Perini. Quem esteve presente foi Guilherme Locatelli, árbitro internacional do quadro da FCB e recém convocado para as Olimpíadas 2020, a segunda de sua carreira.

Veja as fotos completas clicando aqui

“A clínica foi um sucesso, saímos muito satisfeitos, pois acredito que os oficiais de mesa e de quadra entenderam nossa proposta e estão abraçando as mudanças na arbitragem para a temporada. Com muitas orientações e o uso de tecnologias, nós teremos uma fonte de conhecimento para evoluir no trabalho, esse é o pensamento, nós temos que compartilhar conhecimento”, falou a coordenadora de Arbitragem da Federação, Dóris Castro.

Representando a Federação estiveram Fábio Deschamps (presidente), Sérgio Carneiro (vice-presidente), Dóris Castro (coordenadora de arbitragem), Oscar Archer (secretário geral) e Gastão Dubois (coordenador técnico).


Pablo Barbian, Sérgio Carneiro, Enaldo De Souza, Dóris Castro, Vander Lobosco, Fábio Deschamps e Ramiro Inchauspe

Novidades para 2020

Dois dos ministrantes que vieram à Clínica farão um trabalho de acompanhamento ao longo da temporada. Enaldo de Souza será o consultor técnico de arbitragem e aproveitará seu conhecimento e sua experiência de anos como árbitro no estado para auxiliar os colegas – Enaldo recebeu, inclusive, a comenda de benemérito do basquete catarinense em 2019. Já Ramiro Inchauspe será consultor de condicionamento físico dos profissionais da FCB, auxiliando nos treinamentos de árbitros e oficiais de mesa interessados. O contato com os profissionais será realizado por aplicativos.

“Em curto prazo, nosso objetivo é inserir o maior número de árbitros nos acampamentos de arbitragem da CBB. Eu acredito que todos têm condições, sem exceção, mas isso requer dedicação no estudo de regras e dedicação na parte física, então nosso papel como Federação é facilitar o acesso a essas ferramentas para que possam se tornar profissionais cada vez melhores”, afirmou Castro.

A mudança é mais um passo dentro do projeto de qualificação da arbitragem catarinense. Há dois anos, a FCB possui um plano de carreira para oficiais de arbitragem que remunera de acordo com sua qualificação. Isso é um dos resultados do amplo campo de atuação, pois foram mais de 2 mil partidas realizadas pela FCB e pelas sete ligas regionais afiliadas – podendo chegar aos 3 mil se incluirmos eventos de outras instituições como a Fesporte.

A Clínica de Padronização e os investimentos na arbitragem – assim como todas as atividades da Federação Catarinense de Basketball no basquete e na assistência social –,têm o apoio da Trimania, parceria que irá para sua 11ª temporada em 2020.

Texto: Lucas Inácio / FCB
Foto: Adriano Krischke / FCB

+ NOTÍCIAS
Área do Clube Área do Oficial