Noticias

APAB Blumenau e Joinville decidem o Campeonato Estadual Masculino 2019 01/11/2019 2:01

APAB Blumenau e Unisociesc / Joinville farão a reedição da última Final do Campeonato Estadual Adulto Masculino em 2019. Na noite desta quinta-feira (31), as duas equipes venceram as semifinais na abertura do Final Four, no Ginásio do Sesc, em Blumenau, e garantiram a vaga na grande decisão da competição mais importante da categoria em Santa Catarina. Na abertura das semifinais, a Unisociesc / Joinville venceu o Grande Florianópolis Basket por 58 a 46, enquanto o time da casa derrotou o Joinville Blackstar por 74 a 68. Nesta sexta-feira (1º), a disputa pelo bronze entre Grande Florianópolis e Blackstar começa às 18h30 e a Final às 20h, tudo com transmissão pelo Facebook da Federação Catarinense de Basketball.

Esta será a nona vez que equipes das duas cidades decidem uma final de Estadual desde a criação da FCB, em 1995, e a única vitória blumenauense foi justamente em 2018. Se pelo lado de Joinville, a partida pode ser considerada uma revanche do último Estadual, pelo lado de Blumenau, pode ser uma revanche da decisão da Copa Brasil Sul, em setembro, quando o time do Norte do Estado levou a melhor. Este foi o único confronto das equipes em 2019.

Já a disputa do bronze marca o reencontro de duas equipes do Grupo B com uma vitória cada uma na primeira fase. Além disso, é o começo de dois projetos no basquete de Santa Catarina com o Joinville Blackstar chegando ao seu segundo Final Four em apenas três anos de Estadual, e o Grande Florianópolis chegando entre os quatro primeiros colocados logo em sua estreia na categoria.

As semifinais

No jogo de abertura do Final Four, Grande Florianópolis chegou com um time desfalcado, mas mesmo assim fez frente ao Unisociesc / Joinville na primeira etapa desacelerando o contra-ataque adversário e levando vantagem no jogo de meia quadra. Com isso, o primeiro tempo terminou em uma bola no estouro do cronômetro com 26 a 25 para a equipe da Capital. Porém, no segundo tempo o Joinville acelerou as ações da defesa e do ataque, forçando perdas de bola do adversário e aproveitando os espaços do perímetro, principalmente com Henrique Reinert, cestinha da partida com 18 pontos, sacramentando a classificação.

Já na segunda semifinal, o Joinville Blackstar começou com tudo e foi para cima da equipe da casa, utilizando do físico para brigar por muitos rebotes, cansar e pendurar os atletas de Blumenau com faltas. Os blumenauenses demoraram a entrar no jogo, mas logo igualaram o placar e as ações contando com uma boa atuação de Gustavinho e Bruno Lazzaris no primeiro quarto (vantagem de 20 a 14 para o time da casa). Na sequência do jogo, muitas trocas de liderança e técnicos administrando o cansaço de seus jogadores e problemas de falta, sendo que, na volta para o segundo tempo, o Blackstar usou da coletividade para retomar a vantagem. Porém, ao longo do segundo tempo, Bruno Lazzaris se manteve bem na partida – terminou como cestinha com 29 pontos – para liderar Blumenau a mais uma decisão (a sétima consecutiva). O Blackstar encostou no placar, mas lances-livres decisivos e os altos e baixos do time na partida fizeram a diferença a favor do experiente núcleo blumenauense.

Texto: Lucas Inácio / FCB
Fotos: Thaissa Machado / Destaques TV

+ NOTÍCIAS
Área do Clube Área do Oficial