Noticias

Aos treinadores e treinadoras, com carinho (Dia dos Treinadores de Basquete) 22/04/2020 19:49

Seria inocência descrever treinadores de basquete falando apenas da quadra. Sim, sabemos que essa é sua atividade fim, mas também sabemos que esse não é nem o começo de tudo o que um treinador realiza.

Muitas vezes, treinadores são exércitos de uma pessoa só e são, acima de tudo, multidisciplinares: administram a equipe, pagam e prestam contas, organizam viagens, realizam primeiros socorros, ajudam atletas em vulnerabilidade social, dão suporte emocional, fazem a comunicação da equipe, entre outras várias funções e, quase sempre, abrindo mão de parte das suas vidas pessoais para isso.

Acima de tudo, treinadores são professores e cada fundamento que ensinam vira um ensinamento para a vida. Ao driblar a bola, atletas aprendem a conduzir a vida; a cada passe, aprendem a dividir; a cada arremesso, aprendem a decidir; a cada transição defensiva, aprendem se entregar para o bem coletivo; a cada movimentação sem a bola, aprendem como trabalhar em equipe; a cada treino tático, aprendem a importância do planejamento; a cada treino técnico, aprendem a estar prontos para quando o grupo precisar. Aprendem a vencer, aprendem a perder.

Neste ano de 2020, quem é (ou foi) atleta entendeu mais do que nunca que os fundamentos aprendidos em uma quadra de basquetebol podem ser levados para a vida, e cada um destes ensinamentos foi nos passado por um treinador ou treinadora.

Por isso, neste dia 22 de abril, o #BasqueteSC parabeniza e agradece a cada um(a) de vocês, treinadores e treinadoras, por nos ensinar a viver melhor!!!

Texto e arte: Lucas Inácio / FCB

+ NOTÍCIAS
Área do Clube Área do Oficial