Noticias

ADIEE / Avaí é campeão invicto do Campeonato Estadual Sub-17 Masculino 2019 09/09/2019 17:44

O time da ADIEE / Avaí é campeão Estadual Sub-17 Masculino 2019. Mesmo em um quadrangular final de alto nível, a ADIEE conquistou o título de forma invicta, neste domingo (8), ao vencer a ACOB (Concórdia) por 69 a 65, no Ginásio Ivo Silveira, na casa do adversário. Na prévia, o C.B. Chapecó venceu a AJAB (Jaraguá do Sul) por 73 a 70, deixando três equipes com uma vitória e duas derrotas no quadrangular final, definindo as demais colocações pelo saldo: AJAB com a prata; C.B. Chapecó com o bronze; ACOB em 4º lugar. O cestinha da competição foi Victor Vieira (AJAB) e o destaque ficou para João Gabriel Gazzoni (ADIEE). 

Com um jogo coletivo forte, a equipe de Florianópolis saiu na frente no primeiro quarto com arremessos de longa distância e aproveitando os espaços em infiltrações. Por outro lado, a ACOB contou com um time muito físico e também bons arremessadores para se manter próximo no placar. Ao fim do primeiro tempo, a ADIEE vencia por oito pontos, vantagem que rapidamente abriu para 21 na metade do terceiro quarto, mas o time da casa reagiu. Com boas pontuações dos atletas Carlos e João, a ACOB diminuiu a vantagem para até cinco pontos, mas a ADIEE se manteve numa boa distância e levantou a taça.

“A gente respeita muito cada campeonato, se doa muito, contamos com a sorte, mas também tem muito trabalho. É uma geração jovem, apenas dois deles sobem de categoria, os demais continuam no Sub-17, esse era um ano para amadurecer eles, mas as coisas foram acontecendo, os objetivos cresceram e acabamos o ano invictos nessa categoria e com 27 vitórias. Nosso objetivo é que este time esteja ainda mais forte na próxima temporada”, falou o técnico Kênyo Nunes.

Confira as fotos da competição na nossa página do Facebook.

Equilíbrio pelo pódio

As quatro equipes entraram no quadrangular final somando 38 vitórias contra adversários fora das finais e o equilíbrio pode ser visto na última rodada e seus diversos cenários para o pódio: a ACOB ficou em 4º, mas seria campeã se vencesse a ADIEE; a AJAB ficou com a prata, mas tinha chances tanto de título quanto de ficar em 4º; já o C.B. Chapecó poderia ser prata. Tudo isso devido aos cenários de tríplice empate, como ocorreu.

Com isso, a primeira partida do dia foi tão disputada quanto o jogo do título. A AJAB abriu uma pequena vantagem e se manteve à frente durante boa parte do primeiro tempo utilizando defesa forte, velocidade no contra-ataque e bons arremessos de seu time. Porém, na volta do intervalo, o técnico Larangeira fez uma mudança utilizando a força de seus atletas para jogar dentro do garrafão, alteração que igualou o jogo no terceiro quarto. A partir daí, o placar trocou várias vezes de liderança até o fim, quando o time do Oeste do Estado levou a melhor e garantiu o resultado a seu favor. Depois as duas equipes esperaram o segundo jogo do dia para definição da ordem do pódio.

“A ADIEE venceu as três partidas e é o campeão incontestável, mas pelo nível técnico apresentado, qualquer uma das quatro equipes tinha condições de conquistar o título, jogos com muita alternância no placar e de muito equilíbrio: a qualidade e entrega da ACOB nessa última partida, o jogo de força e técnica do C.B. Chapecó com derrotas no detalhe e o trabalho consistente de Jaraguá em todas as categorias. Todas as equipes estão de parabéns”, falou o vice-presidente, Sérgio Carneiro, o Serjão.

O Campeonato Estadual Sub-17 Masculino 2019 teve 16 equipes participantes com 256 atletas inscritos. A competição contou com um total foram 93 jogos e foi disputado de março a setembro num total de seis meses. A realização da competição é da Federação Catarinense de Basketball em parceria com a Trimania.

Texto e Fotos: Lucas Inácio / FCB

+ NOTÍCIAS
Área do Clube Área do Oficial