Fotos

SC termina Sul-Brasileiros de Seleções com 2 ouros, 2 pratas e 2 bronzes 03/12/2019

Depois de três dias e muito basquetebol de alto nível terminou neste fim de semana o Sul-Brasileiro de Seleções. As disputas foram realizadas em Brusque (masculino) e Apucarana-PR (feminino) nas categorias Sub-13, 15 e 17. Além dos três times do Sul, o naipe masculino contou com a presença da equipe do Espírito Santo e do time Interligas (que representou as ligas de basquete de Santa Catarina na categoria Sub-17). No feminino, a atração foi a seleção do Mato Grosso do Sul.

Na sede catarinense, Paraná ficou com dois títulos. Campeão na categoria Sub-13, os paranaenses venceram também no Sub-17 graças a vitória de Santa Catarina nos últimos segundos diante do time do Rio Grande do Sul (65 a 64). Todas as seleções encerraram com duas vitórias e 5 pontos, mas a do Paraná levou a melhor nos critérios de desempate. Já o título do Sub-15 ficou com o Rio Grande do Sul, seguido por Santa Catarina, Paraná e Espírito Santo.

Os melhores resultados de Santa Catarina no Sul-Brasileiro vieram de Apucarana, com as atletas catarinenses fazendo bonito no norte do Paraná. Com campanhas perfeitas, o estado levantou a taça na categoria Sub-13 e Sub-15 e ficou com o vice-campeonato na categoria Sub-17, que teve como campeão a equipe do Paraná.

Avaliação

O Sul-Brasileiro de Seleções é a última competição do calendário do basquete da Federação Catarinense de Basketball/Trimania. É realizado pelas federações de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, preenchendo uma lacuna da CBB nestas categorias. Para Oscar Archer, secretário-geral da FCB, esse intercâmbio mantém uma tradição não só de seleções, mas também de clubes. “Penso que nosso papel está sendo feito, uma pena a CBB não ver isso com atenção, pois deveria. Já são quatro anos sem nenhuma competição nesse nível, seja de clube ou seleções. Santa Catarina, como sempre, está presente, realizando e organizando. Todo mundo gosta de vir para cá, pela maneira que conduzimos o processo com organização, tranquilidade e segurança: oferecendo, atendendo e realizando da melhor maneira possível”, diz.

Já o presidente da FCB, Fábio Deschamps, enaltece mais uma grande competição. Ele também agradeceu ao poder público de Brusque, parceiro na iniciativa, e elogiou sobretudo os atletas. “Tudo que é feito pela federação, é feito com o objetivo de que vocês cheguem aqui e só se preocupem em jogar basquete, e foi isso que vocês fizeram, com um basquete de alto nível. Só tenho que parabenizar as seleções de Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, aos nossos convidados, Espírito Santo e Interligas, e obviamente, aos atletas e aos país aqui presentes que dão todo esse incentivo”, destacou.

Anfitrião, Zurico Frota, presidente do Brusque Basquete e coordenador do evento pela Fundação Municipal de Esportes comenta que durante os três dias mais de 300 pessoas entre atletas, dirigentes e pais passaram pela cidade. “Só temos que agradecer à Federação Catarinense de Basketball e a Trimania, que mais uma vez confiaram a Brusque essa missão, e a Prefeitura, que nos deu todo esse suporte com a estrutura da Arena, que a gente sempre ressalta a importância que ela tem não somente para a cidade, mas para sediar eventos como esse, de grande porte, em nível estadual e até nacional”, finaliza.

Texto e Fotos: Sidney Silva / EsporteSC

 


 

Área do Clube Área do Oficial