Fotos

Fábio Deschamps e Sérgio Carneiro assumem presidência da FCB 19/03/2019

A Federação Catarinense de Basketball tem nova presidência. Em assembleia geral extraordinária realizada nesta quinta-feira (14), em Florianópolis, Fábio Deschamps foi empossado como o novo presidente da entidade ao lado de seu vice Sérgio Carneiro, o Serjão. A cerimônia também marcou a o fim do mandato de Oscar Archer, à frente da instituição, desde a fundação da FCB em 1995.

O novo presidente Fábio Deschamps tem 41 anos e é advogado da Celesc há 11 anos. Jogou basquete em sua infância, atuou como representante de arbitragem há 18 anos e como conselheiro da FCB há nove anos, mesmo período em que é assessor jurídico da instituição. Em seu discurso de posse, Fábio lembrou sua trajetória no basquete catarinense, agradeceu o trabalho de seu antecessor e destacou os novos projetos como desenvolvimento técnico da modalidade, investimento no basquete 3x3, investimentos sociais na FCB e crescimento em mídia.

Já o novo vice-presidente será Sérgio Carneiro (o Serjão), 52 anos, é ex-técnico e atual bicampeão Estadual Adulto Masculino com a APAB Blumenau, clube o qual é presidente há 15 anos. Iniciou na modalidade aos 12 anos e desde os 20 faz parte do basquete de Santa Catarina. Atuou durante 20 anos como técnico, tanto no adulto quanto na base, incluindo uma participação na Seleção Brasileira de base durante cinco temporadas e é essa experiência de quadra que pretende levar para a FCB e contribuir com a Federação.

O ex-presidente Oscar Archer aproveitou seu discurso para apresentou dados do crescimento do basquete de Santa Catarina em seus 24 à frente da FCB. Destaque para o período de parceria com Trimania a partir de 2009 quando a Federação tornou-se referência nacional no basquete. Exemplo disso é o número de equipes inscritas nos Campeonatos Estaduais (do sub-12 ao adulto) subindo de 100 para 231 em nove anos (crescimento de 131%). A partir de agora, Archer assume o papel de secretário-geral.

Neste período, a Federação revitalizou quadras e espaços físicos, promoveu capacitações de profissionais de arbitragem e de técnicos, e criou a FCB Social, setor de assistência social que promove os núcleos estudantis de basquete com mais de 1 mil crianças, gerencia o Centro dia da Pessoa Idosa e realiza editais de apoio à instituições filantrópicas. Hoje, o basquete catarinense conta com mais de 5 mil pessoas envolvidas entre atletas, árbitros, dirigentes, funcionários, diretores e atendidos pelo FCB Social.

Fotos: Lucas Inácio / Imprensa FCB
Texto: Lucas Inácio / Imprensa FCB

Área do Clube Área do Oficial