Vídeos

Clínica para Técnicos do Projeto Basquete para o Amanhã 24/08/2018

A Federação Catarinense de Basketball (FCB) promoveu em Brusque, entre os dias 17 e 18 de agosto, a segunda etapa da Clínica para Técnicos do Projeto Basquete para o Amanhã.

A iniciativa visa capacitar os profissionais que trabalham com a modalidade e atendem categorias que vão dos 10 aos 15 anos. Conforme destaca o presidente da FCB, Oscar Archer, cerca de 80 treinadores estiveram presentes. “Temos vários projetos dentro da FCB e o Basquete para o Amanhã é um deles. Entendemos que um técnico de basquetebol não deve se limitar somente ao que acontece dentro de quadra, mas sim a gestão do esporte como um todo”, ressalta.

Na sexta-feira (17), primeiro dia do evento, todos os participantes acompanharam uma palestra com Marcos Molinari. Ele é especialista em finanças pela Fundação Getúlio Vargas e mestre em Administração pela Udesc e falou sobre captação de recursos para projetos esportivos. “Trouxemos o Marcos porque é um cara que tem experiência na área de marketing e captação de recursos e tem muito para agregar em conhecimento para esses profissionais. A preocupação da federação não é somente promover campeonatos, mas dar todas as condições para a capacitação e desenvolvimento dos nossos treinadores”, observa Archer.

Molinari explica que a ideia da palestra foi a de mostrar aos treinadores que há recursos disponíveis que podem ser captados para fomentar a modalidade. Segundo ele, dos R$ 300 milhões anuais possíveis da captação via renúncia fiscal em Santa Catarina, ou seja, abatido do imposto que deixa de ser pago ao estado, cerca de R$ 230 milhões não são captados. ”A intenção foi mostrar a eles que há dinheiro e podemos ir atrás destes recursos, que podem ser repassados ao esporte pela iniciativa privada ou até mesmo pessoas físicas. O mais importante, ainda, é que o pessoal consiga entender seu valor e como fomentar o esporte para sociedade. É um processo que precisa ser iniciado, para que os dirigentes possam transitar nesse meio e captar recursos e patrocínios”, ressalta.

Além de Molinari, os treinadores também acompanharam no sábado uma palestra com Michel Milisted. Ele é doutor em Educação Física e consultor de organizações esportivas em suporte para programas de formação de atletas e treinadores. A programação de sábado ainda envolveu simulações de aspectos ofensivos e defensivos do basquete considerando situações de jogo.

A primeira etapa da Clínica para Técnicos do Projeto Basquete para o Amanhã já havia sido realizada no mês de março em Florianópolis.

Fotos: Diego Sestrem e Wilson Schmidt Jr|Level Comunicação
Vídeo: Flavia Zapellini


+ VÍDEOS
Área do Clube Área do Oficial