Noticias

Times do Paraguai avaliam participação no Sul Brasileiro de Seleções Sub-17 06/11/2017 14:35

Florianópolis foi sede dos Campeonatos Sul Brasileiro de Seleções Sub-17 masculino e feminino de basquete, realizados entre os dias 2 e 4 de novembro. As duas competições foram disputadas em um quadrangular com a participação as seleções dos três estados da Região Sul: Santa Catarina, Paraná e Porto Alegre. E para completar o quadrangular, as quartas equipes foram atrações à parte: duas equipes do Paraguai.

A participação das equipes do Caaguazú (feminino) e da Seleção das Colônias Unidas (masculino) transformaram uma competição regional em internacional. As duas delegações vieram à Florianópolis a convite da Federação Catarinense de Basketball (FCB), organizadora da competição sub-17.

Foram mais de 14h de viagem para as equipes participarem da competição. As atletas de Caaguazú, um distrito com cerca de 120 mil habitantes, já conheceram Santa Catarina em 2016 no torneio Sul Brasileiro Sub-15. Já a Seleção das Colônias Unidas estão pela primeira vez para um torneio, uma oportunidade marcante como falou o técnico da equipe, Juan José Pidarra.

“Para nós está valendo muito pela experiência, somos uma cidade de 50 mil habitantes, pequena e a maioria da equipe é sub-16, apenas dois são sub-17. Por isso, só temos a agradecer pelo convite e pela recepção, o torneio está muito bonito e competitivo”.

O presidente da Federação Catarinense de Basketball (FCB), Oscar Archer, destacou a importância das federações promoverem torneios das seleções de base e trabalha para incluir mais times internacionais em competições já em 2018.

“Esse tipo de evento é importante para nós realizarmos esse intercâmbio e fortalecer o nosso basquete. Infelizmente, a CBB não realiza os torneios de seleções há três anos, mas não podemos esperar, pois gerações estão sento perdidas, então cabe a nós como federação promover esse tipo de atividade. Já fazemos esse convite há alguns anos e a ideia é ampliar no ano que vem incluindo equipes da Argentina e do Uruguai”, falou o presidente da FCB, Oscar Archer.

No torneio feminino, o time do Caaguazú ficou com o bronze ao vencer o Rio Grande do Sul na última rodada por 60 a 42 e contou com a destaque da competição, Andrea Aguirre. Já a seleção de Colônias Unidas, perdeu, também para o Rio Grande do Sul, por 77 a 38 e ficou na quarta posição do torneio masculino. O cestinha do campeonato foi o atleta do time Matheus Hamann.

Texto: Lucas Inácio - Assessor de Imprensa FCB
Fotos: Adriano Krischke


+ NOTÍCIAS
Área do Clube