Noticias

Oficiais de mesa de SC recebem chancela da FIBA 06/06/2018 14:14

A Federação Catarinense de Basketball possui mais cinco profissionais de arbitragem que integram o quadro da FIBA, a federação internacional da modalidade. No fim de maio, as oficiais de mesa Dóris Castro, Neusa Nicolak, Rachel Castro, Maria Cristina Pires e o oficial Robson Castro obtiveram certificação para a função após fazerem a clínica online promovida pela entidade internacional.

Os profissionais catarinenses fizeram o curso com outros 26 participantes de diversos estados do país que já estavam atuando nacionalmente em NBB, LBF, Liga Ouro e Liga de Desenvolvimento. Os concorrentes fizeram cerca de um mês de curso online, todo em inglês, em que eram explicadas as funções dos oficiais de mesa FIBA: cronometrista, apontador, auxiliar de apontador e operador de 24 e 14 segundos (destes, apenas a função de auxiliar de apontador não é desenvolvida em Santa Catarina). Depois disso, os candidatos fizeram uma prova com 50 perguntas tendo que acertar, pelo menos, 40 delas (cerca de 80%).


“É um feito bastante importante para nós, estudamos muito para fazer essa prova, agora já estamos com nossos certificados e na expectativa de atuar. Com os jogos das eliminatórias para a Copa do Mundo de Basquete em 2019, temos sim a expectativa muito grande de sermos chamadas, temos que pensar positivo”, falou Dóris Castro que também é presidenta da Liga Norte de Basketball.


Atualmente Santa Catarina conta com três árbitros FIBA (Enaldo Souza, Guilherme Locatelli e Eduardo Albano) e os recém aprovados passam a ser os primeiros oficiais de mesa catarinense com chancela da FIBA.

Texto: Lucas Inácio - Assessoria de Imprensa FCB
Foto: Adriano Krischke

+ NOTÍCIAS
Área do Clube Área do Oficial