Noticias

Mais de 300 crianças participam do Festival de Núcleos FCB/Trimania, em Florianópolis 13/11/2017 15:07

A Federação Catarinense de Basketball (FCB) reuniu mais de 300 crianças e representantes dos dez núcleos estudantis que a entidade promove para o Festival Final de Núcleos Estudantis da FCB/Trimania neste sábado, 11. O evento foi realizado no Instituto Estadual de Educação, em Florianópolis, e contou com a participação dos projetos realizados nas regiões da Grande Florianópolis Sul, Serra catarinense. Foram realizados quatro torneios amistosos nas categorias sub-12 e sub-14, masculino e feminino, disputados em seis quadras ao longo do dia. Além disso, os participantes receberam lanches e medalhas de participação.

“Hoje é um dia de alegria para nós da FCB, em parceria com a Trimania, em poder desenvolver um dia de basquete e estamos satisfeitos com a adesão e participação dos núcleos. Essa forma lúdica de tratar o esporte nos deixa muito feliz e fecha muito bem o trabalho desenvolvido ao longo desse ano, fazendo com que professores e crianças tenham essa troca entre eles. Conseguimos cumprir mais uma meta e ter essa retribuição é ótimo”, falou o vice-presidente da FCB, Nelson Aguiar.

Durante o Festival, crianças dos municípios de Criciúma, Tubarão, Lages, São José, Palhoça e Florianópolis competiram, integraram, se divertiram e puderam conhecer um pouco mais do esporte da bola laranja. As partidas tiveram arbitragem oficial da Federação, incluindo a participação de Ariovaldo Carvalho, o Bicão, árbitro com 30 anos de carreira e que encerra no fim do ano sua participação nas quadras. “Para mim é gratificante ver o tanto de criança participando do basquete de forma tão bonita, antigamente elas não participavam tanto, mas hoje no intervalo de qualquer jogo do estadual você vê crianças batendo bola e isso é o reflexo de todo esse investimento realizado”, avaliou Carvalho que foi reconhecido por muitos atletas que o viram nas finais do Estadual Adulto.

A integração se deu entre os atletas e também entre os professores que coordenam o projeto. É o caso do Victor Alves, professor de educação física e coordenador do Núcleo do Caminho Novo, na Palhoça, um projeto que começou em agosto. “A troca entre os profissionais é muito rica, eu que sou um dos mais novos estou tendo a oportunidade de conhecer professores que têm experiência internacional, é gratificante, renovador e nos traz uma bagagem muito maior. Você consegue sair na frente, porque conhece essas pessoas que estão inseridas no basquete há muitos anos”.

Os núcleos da FCB/Trimania crescem cada vez mais nos últimos três anos e o objetivo é aumentar ainda mais as suas atividades para o próximo ano com a previsão da criação de seis núcleos em 2018. Quem ganha são as crianças como a Eduarda Lopes, da Escola Básica João Teixeira Nunes, de Tubarão, cestinha do time sub-12 e recém apaixonada pelo basquete.

Texto e Fotos: Lucas Inácio - Assessor de Imprensa FCB


+ NOTÍCIAS
Área do Clube