Noticias

LMB realiza 1º Curso de Iniciação de Arbitragem de 2018 12/04/2018 15:59

Neste fim de semana será realizado o primeiro dos sete Cursos de Iniciação à Arbitragem em Basquetebol de 2018, com organização da Federação Catarinense de Basketball em parceria com as ligas regionais de basquete. A primeira será a Liga Metropolitana de Basketball (LMB) que promove o curso nesta sexta-feira, sábado e domingo (dias 13, 14 e 15), em Florianópolis.

As inscrições foram encerradas na última terça-feira, 10, com 94 inscritos, um número alto de acordo com a Liga Organizadora. “O grande número de inscrições que tivemos indica a visibilidade que a FCB e a LMB estao tendo. Muitos dos que nos procuraram vieram pelo auxílio das universidades e isso é muito bom, pois abre uma geração de novos profissionais que podem vir a trabalhar conosco e contribuir”, falou o coordenador da LMB, Hélio Augusto Santos.

Os Cursos de Iniciação à Arbitragem são realizados a cada dois anos em todas as regiões do estado e, cada vez mais, se mostra uma carreira sólida. Em 2018 serão realizados aproximadamente 3 mil jogos de basquete em Santa Catarina, de acordo com a Comissão de Arbitragem da FCB.

Atualmente, o quadro conta com 76 árbitros e 80 oficiais de mesa – que podem atuar como cronometrista, apontador (que realiza as anotações do jogo) e operador dos relógios de 24 e 14 segundos. Todas as partidas, do Sub-12 ao Adulto, são realizadas com três árbitros e três oficiais de mesa, o que garante bom número de jogos a todos.

Uma das mudanças para esse ano é o quadro de valores, um tipo de plano de carreira para árbitros em Santa Catarina que varia de acordo com a categoria da partida apitada e o nível dos profissionais, a partir daí são estabelecidos os valores por jogo.

“Agora o profissional será pago por sua categoria, realizando uma valorização, pois há uma progressão de carreira e aquele que se acomodar acaba estagnando, mas é uma boa oportunidade aos que se dedicam. Além disso, vale lembrar que em agosto terá uma avaliação junto com a CBB para avaliar árbitros catarinenses que podem chegar ao nível nacional, uma chance de mostrarem serviço”, falou o presidente da FCB, Oscar Archer.

As clínicas de arbitragem também foram assunto de uma matéria do Basquete Inspira nesta semana. 

Mais informações sobre as datas dos demais Cursos podem ser encontradas na sessão de Cursos e Clínicas .

Texto: Lucas Inácio - Assessoria de Imprensa FCB
Foto: Adriano Krischke



+ NOTÍCIAS
Área do Clube Área do Oficial