Noticias

Indisciplina da torcida pode render punição à equipe 08/06/2018 13:24

A Federação Catarinense de Basketball (FCB) incluiu nos regulamentos dos Campeonatos Estaduais Sub-12 e Sub-13 medidas para evitar comportamentos exagerados de pais e torcedores das equipes contra a arbitragem e atletas adversários. O objetivo é evitar os excessos como os que já ocorreram em partidas do Sub-13, assim como prevenir futuros problemas para o andamento da competição Sub-12, ainda não iniciada. Desta forma, a FCB visa garantir as melhores condições para os profissionais de arbitragem e, principalmente, os jovens atletas para não desestimulá-los na prática do basquetebol.

As medidas passam a responsabilizar a equipe mandante pelos exageros, podendo ter como punição advertências ao técnico, falta técnica ou até perda do jogo, como determinado pelo regulamento, como reproduzido abaixo:

1) O trio de arbitragem ao identificar esses exageros (xingamentos) por parte de pais torcedores, imediatamente irá comunicar ao técnico da equipe para que o mesmo interfira na situação e solicite para que o(os) pai(s) se controle(m). Se o técnico da equipe se negar em interferir na situação será punido com uma falta técnica no banco da equipe causadora do fato, será anotada na súmula de jogo com “B”.

2) Na reincidência dos xingamentos, o trio de arbitragem, em comum acordo, irá solicitar ao Representante da FCB, para que o causador do fato se retire do ginásio, concomitantemente irá aplicar outra falta técnica ao banco da equipe causadora do fato, será anotada na súmula de jogo com “B”.

3) Caso o(s) causador(es) do problema se negue(m) a sair do ginásio, o árbitro aguardará 15 minutos, e aplicará a regra do jogo perdido por desistência Art. 20 Regras FIBA e por falta de garantia conforme Artigo 65 do Regulamento Geral de Competições 2018. Além disso será encaminhado o relatório da partida para o TJD/SC e o clube causador do incidente poderá ser multado em seu repasse financeiro, conforme contrato firmado entre a FCB e os clubes filiados.

Texto: Lucas Inácio - Assessoria de Imprensa FCB
Foto: Adriano Krischke

+ NOTÍCIAS
Área do Clube Área do Oficial