Noticias

FCB conta com 133 oficiais de arbitragem em 2018 05/03/2018 17:37

A Federação Catarinense de Basketball (FCB) terá 133 oficiais de arbitragem em seu quadro na temporada 2018. A confirmação veio neste fim de semana com a realização da Clínica Santa Catarina de Padronização de Arbitragem de Basquetebol, nos dias 2 e 3, em Brusque. No total serão 72 árbitros, 48 oficiais de mesa e 13 representantes.

O evento é realizado anualmente pela Federação e conta com avaliação física, teórica e prática de cada profissional. Neste ano, a clínica focou nas novas regras e orientações da FIBA para 2018 principalmente em aspectos disciplinares, faltas e violações. Com isso, o palestrante no evento foi Eduardo Albano, árbitro internacional que faz parte do quadro da FCB. Para os oficiais de mesa, Kelly Christina Schutz, Joece Elaine Carabagiale e Dóris Moraes Castro, que participaram das Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016, foram palestrantes junto com José Carlos Conte, o Tacho.

“Eu achei que foi excelente pela participação maciça dos profissionais que compõem o nosso quadro. Fizemos cursos diferentes para oficiais de mesa e árbitros, aprofundando ainda mais nossas palestras e com conteúdo específico para eles, isso engrandeceu muito o evento”, contou Ariovaldo Carvalho, diretor de Arbitragem da FCB

Já em âmbito estadual, a principal mudança será a presença de três árbitros em todas as fases de todos os torneios realizados pela FCB, do sub-12 ao adulto. Até o último ano, as fases anteriores às semifinais eram realizadas com dois árbitros nos campeonatos estaduais de base, do sub-12 ao sub-19.

Outra novidade nesse ano é o plano de carreira para árbitros e oficiais de mesa, desta forma, cada profissional será remunerado de acordo com seu nível e não mais por jogo, como era realizado antes. O objetivo é estimular os mais jovens a continuar buscando excelência e premiar aqueles que levam o basquete catarinense ao topo.

As fotos da Clínica podem ser acessadas no Flickr da FCB clicando aqui. ( https://www.flickr.com/photos/fcbasket/albums/72157688489640800 )

Texto: Lucas Inácio - Assessor de Imprensa / FCB
Fotos: Adriano Krischke

+ NOTÍCIAS
Área do Clube Área do Oficial