Fotos

Sul Brasileiro de Basquete Sub 13 termina com títulos de Santa Catarina e Paraná 27/11/2017

Terminou em Brusque neste sábado (26) o Campeonato Sul Brasileiro de Seleções de Basquete Sub-13. A competição reuniu cerca de 100 atletas do Sul do país e foi disputada durante três dias na Arena Brusque. Além de equipes do Paraná e Rio Grande do Sul, Santa Catarina foi representada por dois times tanto no naipe masculino quanto no feminino.

Entre as mulheres, quem levantou a taça foi a Seleção do Paraná. As paranaenses venceram as meninas de Santa Catarina por 37 a 24 no último jogo e fecharam a competição com três vitórias em três jogos. O troco catarinense veio na disputa masculina, com o triunfo dos meninos de Santa Catarina sobre os vizinhos do Paraná. Em um jogo muito disputado do início ao fim, os anfitriões derrotaram os adversários por 47 a 39 e também encerraram com três vitórias em três jogos (ver classificação completa abaixo).

O Sul-brasileiro de Seleções é promovido pela Federação Catarinense de Basketball (FCB) em parceria com a Trimania. Segundo o presidente da FCB, Oscar Archer, o objetivo é fomentar a prática do basquete e promover o intercâmbio entre os atletas do Sul. Ele ainda ressalta a contribuição deste tipo de competição na formação do cidadão.

Durante a competição disputada em Brusque ainda foram realizadas algumas homenagens, entre elas ao árbitro Ariovaldo Fernandes Carvalho, o “Bicão”, que comandou sua última partida após mais de 30 anos dedicados à arbitragem. Brusquenses que por muitos anos contribuíram com a história do basquete catarinense e nacional também foram lembrados. Orlando Francisco Muller, o Pipoca, foi homenageado cedendo o seu nome aos troféus da disputa feminina, o mesmo ocorreu com Vinicius José Bado, o Badão, no naipe masculino. “É o mínimo que a federação pode fazer por tudo que eles já contribuíram para o basquete”, ressalta o presidente da FCB.

Classificação final Sul Brasileiro Sub-13 feminino:

1º - Paraná
2º - Santa Catarina “A”
3º - Rio Grande do Sul
4º - Santa Catarina “B”

Destaque: Candy Tseng – Paraná
Cestinha: Emily Grutzmacher – Santa Catarina

Classificação final Sul Brasileiro Sub-13 masculino:

1º - Santa Catarina “A”
2º - Paraná
3º - Rio Grande do Sul
4º - Santa Catarina “B”

Destaque: Lucas Santana – Santa Catarina
Cestinha: Lucas Santana – Santa Catarina

Texto: Sidney Silva
Fotos: Adriano Krischke

Área do Clube