Fotos

FCB realiza cerimônia de abertura do Campeonato Catarinense 07/08/2017

Foi realizada na noite dessa sexta-feira (04) no Hotel Cambirela, em Florianópolis, a abertura oficial do Campeonato Catarinense Adulto de Basquete 2017. Organizada pela Federação Catarinense de Basketball (FCB), a cerimônia contou com a presença de 150 pessoas, que lotaram o local. Representantes da FCB, Fesporte, técnicos, jogadores, dirigentes e setores da imprensa estiveram presentes para prestigiar o evento.

Na oportunidade, uma demonstração dos trabalhos realizados pela FCB e um balanço dos investimentos foi transmitida no telão aos convidados. Os clubes foram apresentados e os atletas, representando suas equipes, formalizaram o início do campeonato ao registrar a foto oficial. Autoridades discursaram sobre o modelo de gestão aplicado aos setores do basquete catarinense, considerado modelo para outros estados. O presidente da FCB, Oscar Archer, destacou em sua fala que o basquete do estado pode se orgulhar por realizar inúmeros campeonatos em diversas categorias de forma independente, contanto apenas com a iniciativa privada e nunca recebendo apoio financeiro do poder público. Archer ainda destacou as atividades realizadas nos núcleos escolares pelo projeto Basquete Para o Amanhã, que dão suporte e apoio às crianças e jovens na prática do basquete.

O campeonato terá a atuação de 14 equipes totalizando aproximadamente 200 atletas na categoria masculino e 8 equipes com o total de 120 atletas na categoria feminino.

Categoria Masculino

Para o treinador do A.D Brusque, atual campeão do estadual, Zurico Frota, a equipe sempre briga pelos primeiros lugares e a cada ano a competição está mais acirrada. “O A.D Brusque vem de vitória na Copa Santa Catarina e é o atual campeão estadual. Nos últimos anos o clube chegou às finais. É uma equipe forte, experiente, que sempre compete pelos primeiros lugares”, concluiu Zurico.

O treinador do APAB Blumenau, Sergio Luiz Corrêa Carneiro, a equipe vem motivada para este ano. “Nós tivemos muito perto da final da Liga Ouro. Estamos muito motivados, com uma ótima equipe, muito competitiva. Vamos lutar pelo primeiro lugar neste ano. A cada ano que passa percebemos que o basquete tem se destacado no cenário estadual, isso se deve à excelente gestão da FCB, o que torna a conquista de um campeonato deste porte muito especial”, comentou Sérgio.

Categoria Feminino

Na Categoria Feminino, o treinador da S.D. Vasto Verde, João Camargo Neto, destacou que em breve o basquete feminino vai ter o destaque merecido. “A cada ano o desafio é maior para todas as equipes. Conquistamos 7 títulos consecutivos mas perdemos no ano passado, o que nos fez rever nosso planejamento para este ano. E, é claro, esperamos reconquistar o título. O trabalho da FCB muito em breve vai fazer com que o basquete feminino seja cada vez mais importante no cenário nacional”, destacou Camargo.

Já para o treinador do ADIEE, Kênyo da Silva Nunes, será uma novidade para os torcedore do Avaí o time feminino disputando o campeonato. “Estamos com essa novidade neste ano no basquete feminino. As atletas estavam em outras equipes e agora vão fazer parte da nossa equipe em Florianópolis. Acredito que vamos fazer um ótimo campeonato catarinense que a cada edição demonstra que não falta profissionalismo em sua gestão”, finalizou Kênyo.

Os jogos da primeira rodada começaram neste sábado (05) e as finais estão previstas para acontecer no mês de outubro.

Texto: Ricardo Toledo
Fotos: Adriano de Souza Krischke

Área do Clube